General Câmara (RS) – Nos dias 15 e 16 de março, o Arsenal de Guerra General Câmara (AGGC), Organização Militar Diretamente Subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), realizou a entrega de dois obuseiros 155 mm M118 AR, dois obuseiros 105 mm M101 AR e 475 peças de reposição ao 3º Batalhão de Suprimento (3º B Sup), cumprindo as metas estabelecidas do Programa Interno de Trabalho de 2022.
A atividade de revitalização dos obuseiros realizada pela Oficina de Armamento Pesado é composta por diversas fases, dentre elas, a desmontagem completa, análise das peças, fabricação e substituição de peças danificadas, montagem, ajustagem e pintura. Essas fases são apoiadas pelas demais oficinas: usinagem, fundição, serralheria e pintura. Após a manutenção e revitalização, é realizado o tiro técnico, então, passam pela manutenção pós-tiro. Após serem aprovados em todos os testes, os equipamentos são preparados para o transporte e retornam à cadeia de suprimento.
O Arsenal de Guerra também entregou 475 peças para reposição de material fabricados no AGGC. Essas peças são componentes diversos (pinos, adaptadores, calços, conjuntos, piquetes, etc.) de materiais de engenharia de difícil reposição, utilizados em pontes de diversos modelos: Ponte M4T6, Portada Leve, Porte Bailey e Ponte LSB.
O Arsenal recebeu também quatro obuseiros 155 mm M118 AR para serem manutenidos, oriundos do 3º B Sup. A operação de transporte do material contou com o apoio do 8º Batalhão Logístico (8º B Log) e do 18º Batalhão de Infantaria (18º BI Mtz) para a escolta do material e do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), para descarga e carregamento do material.
Fonte: AGGC