Arsenal de Guerra do Rio realiza Tiro Técnico dos morteiros 120 mm e 81 mm

Poder de fogo

Rio de Janeiro (RJ) – Ao longo dos dias 19 e 20 do mês de junho, foi realizada a bateria de tiro técnico com os morteiros 120 mm e morteiro 81 mm produzidos pelo Arsenal de Guerra do Rio, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx). A operação foi conduzida por engenheiros e técnicos em armamento da equipe de Manutenção e Montagem de Morteiros, da Divisão Industrial do Arsenal.

O tiro técnico do morteiro 81 mm teve como objetivo a validação do lote de 18 unidades produzidas pelo Arsenal. Os testes integram a fase final da produção do armamento, colocando à prova todo o seu processo de fabricação. O tiro técnico testou todas as funcionalidades operativas do morteiro 81 mm, simulando diversos cenários de combate. O armamento foi aprovado em todos os testes e está em condições de serem distribuídos em diversas organizações do Exército pelo país.

Já o tiro técnico do morteiro 120 teve como objetivo validar os ensaios balísticos para o recebimento de munições produzidas pela IMBEL, em Juiz de Fora (MG). Em conjunto, AGR e IMBEL realizaram testes com munições de diferentes tipos e cargas. Os testes foram essenciais para garantir a fabricação de munições eficientes e adequadas ao morteiro, com vistas a aquisições futuras.

Há mais de 260 anos, o Arsenal de Guerra do Rio trabalha arduamente para o aumento constante da capacidade operacional do Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter