FIDAE 2016 – PAVILHÃO BRASIL: ABIMDE – APEX BRASIL
Ricardo Fan
Enviado Especial FIDAE 2016
ARES Aeroespacial e Defesa S.A. uma empresa com mais de 45 anos de atuação (atualmente coligada à AEL Sistemas), servindo com às Forças Armadas brasileiras, fornecendo soluções tecnológicas em equipamentos e sistemas. Atua desde o desenvolvimento, projeto e fabricação do produto até o suporte logístico no cliente. Principais linhas de negócios: estações de armas, sistemas navais, ópticos e eletro-ópticos.
DefesaNet entrevistou Ubiratan Marcondes, Gerente Comercial de Sistemas Terrestres, e Ricardo Campello, Diretor da ARES.
Como a Ares vê a FIDAE 2016?
Ricardo Campelo/Diretor: Em primeiro lugar a gente fica feliz em ver uma presença maciça brasileira na FIDAE 2016 e acredito que as empresas brasileiras, e a ARES também está inserida entre elas, devem realmente buscar o mercado externo até para compor o mercado brasileiro e terem uma maior sustentabilidade. Também acredito que a América do Sul é um mercado natural e a principal região para nossa atuação. A ARES, por exemplo, tem vindo ao Chile (FIDAE) nas ultimas 4 edições e pretendemos vir mais vezes.
E o mercado brasileiro?
A grande aposta da ARES é o projeto Guarani, e nos começamos a investir nesse programa em 2006 em desenvolvimento conjunto com Exército Brasileiro e nos esperamos que o vá a frente apesar do momento que Brasil atravessa, e quando nós falamos do Programa Guarani, nos estamos falando muito do 6×6, mas esperamos também que o 4×4 e o 8×8 também comecem para realmente compor uma família completa de blindados. E a ARES busca ter uma participação expressiva no programa.
Viatura Blindada Guarani com a torre REMAX – Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X., desfila em Brasília DF. Foto DefesaNet
Quantas torres a ARES já forneceu para o Programa Guarani?
O que o Exército Brasileiro planeja para a versão 6×6 do Guarani é ter uma versão com a torre de 30mm, a UT30Br que a ARES espera montar no Brasil e vai depender evidentemente de escala, a REMAX (Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X), e também há uma versão com uma torre manual, que é fornecida por uma empresa estrangeira. Da REMAX nós vendemos 81 unidades como lote piloto e apenas recentemente foi adotada pelo Exército, após um longo processo de avaliação conduzido pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx), então nos esperamos agora entrar no lote de produção seriada.
A UT30BR?
Foram três unidades no primeiro contrato em 2008, em seguida em 2012 mais dez unidades, assim no total são 13 UT30 e a nossa expectativa e a do próprio Exército e aumentar o nivel de nacionalização e a ARES já fez em "SKD" de cinco (5) unidades estamos fazendo toda a parte de instalação e o apoio logístico junto a Iveco, mas nós buscamos avançar um pouco mais e esperamos que no próximo lote nos conseguimos monta-las completamente no Brasil.
E dentro da plataforma do Guarani há algo mais que a Ares possa fazer para dar uma valor agregado ao veiculo?
Eu acredito que sim, tem a questão do ar condicionado que a Ares pode contribuir bastante, e toda parte de fabricação mecânica, nos temos um projeto de um sistema consagrado e acredito que isso agregaria bastante e também tem toda a parte, futuramente, de ópticos e eletro-ópticos.
Isso apenas para o Guarani? Podes expandir a questão do ar-condicionado para outros veículos? Para o Leopard por exemplo?
Com certeza, podemos sim.
REMAX está Oficialmente Adotado pelo Exército Brasileiro De acordo com boletim divulgado, a Portaria Nº 065 EME, adota oficialmente o REMAX para o Exército Brasileiro. PORTARIA Nº 065-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2016.
Adota o Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X, versão 3 (REMAX 3), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército e a empresa ARES Aeroespacial e Defesa S.A. O REMAX possibilitará uma nova dimensão à Força Terrestre Brasileira e à Defesa Nacional, potencializando o poder de combate e garantindo a segurança da tropa embarcada que realiza a operação no interior da viatura. A ARES orgulha-se de contribuir para este importante avanço do Exército Brasileiro e da defesa do nosso país. |
Matérias Relacionadas
REMAX III – Com visor termal Eurosatory 2014 Link
ARES – Visita do Chefe do DCT 2016 Link
GUARANI – ARES recebe contrato de U$ 25 Mi para Estação de Armas Não Tripulada 12,7/7,62 mm Link