Um momento histórico, que homenageia um importante militar tombado no cumprimento de sua missão, foi vivido pelos alunos e alunas da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).
No dia 24 de agosto de 2019, integrando as comemorações do Dia do Soldado, futuros sargentos do Exército Brasileiro receberam a réplica do sabre utilizado pelo herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Sargento Max Wolff Filho, durante as Revoluções de 1930 e 1932. Centenas de pessoas prestigiaram os 403 alunos do Curso de Formação de Sargentos da EsSLog, que se tornaram os primeiros a utilizar o uniforme escolar e a receber a réplica do sabre.
Em um momento de reverência, a filha do Sargento Max Wolff Filho, Hilda Della Nina, que estava ao lado de dois netos e do bisneto do militar reverenciado, conduziu a réplica do sabre de seu pai até o lugar de destaque. “Agradeço muito essa homenagem feita pelo Exército Brasileiro”, declarou, após a cerimônia.
Os alunos que se destacaram no curso posicionaram-se no centro do dispositivo e receberam a réplica do sabre das mãos das autoridades presentes.
O Aluno Flavio, destaque geral do curso, recebeu o símbolo da honra militar das mãos do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, mais alta autoridade presente na cerimônia.
Em seguida, familiares e amigos concluíram a entrega dos sabres, trazendo, ainda, mais emoção à solenidade. O Sargento Max Wolff Filho era considerado o "Rei dos Patrulheiros" e no dia 12 de abril de 1945, em Biscaia, região de Montese, na Itália, foi atingido por rajadas de metralhadora. Desde então, seu comprometimento no cumprimento da missão simboliza honra e bravura.
O Comandante da EsSLog, Coronel Oswaldo Benedito Romão da Silva, destacou que, além do ineditismo da solenidade, os valores carregados pelo Sargento Max Wolff Filho são fundamentais para todo militar.
A solenidade contou, também, com a presença do antigo Comandante Militar do Leste e da Amazônia, General de Exército R/1 Luiz Gonzaga Schroeder Lessa; do Desembargador Federal, Alcides Martins; e de diversas autoridades civis e militares.
Fotos: Comando Militar do Leste