No dia 16 de agosto, a Agência Verde-Oliva – agência de notícias do Exército – completou um ano de criação. A data foi marcada por uma solenidade no Salão de Honra do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e contou com a presença das seguintes autoridades: General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército; General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, Chefe do Escritório de Projetos do Exército; General de Brigada Luiz Fernando Estorilho Baganha, Diretor de Avaliação e Promoções; General de Brigada Sergio Luiz Tratz, 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército; Coronel Marcos José de Andrade, Representante do Ministério da Defesa; Senhor Leonardo Cavalcanti, Editor de Política e de Brasil do Correio Braziliense; demais autoridades e convidados civis e militares.
Na oportunidade, os presentes assistiram a um vídeo, que contou a história da concepção e da implantação da Agência Verde-Oliva. Na sequência, houve as palavras do Chefe do CCOMSEx e foram mostrados os resultados desse primeiro ano de trabalho.
Histórico
Com visão ampla e prospectiva, a Comunicação Social do Exército identifica as oportunidades de ampliar a difusão das atividades da Força Terrestre, de forma proativa, transmitindo, em tempo oportuno, a informação correta e segura aos diversos públicos da instituição.
Nesse cenário de revolução digital, torna-se imperativo implementar mudanças e ações criativas no modus operandi de comunicar. Dessa forma, o CCOMSEx está implantando várias inovações, entre elas, a criação da agência de notícias do Exército – o mais novo canal de interação com a sociedade.
Nos últimos anos, as instituições foram impactadas pela nova ordem do mundo digital, sem perderem de vista a própria essência, bem como sua história, seus princípios e valores. No ambiente comunicacional, essas organizações são desafiadas pela instantaneidade das mídias, por uma linguagem à frente do tempo, por demandas que exigem maior velocidade no seu atendimento e pela permanente expectativa e pressão da opinião pública.
Nesse contexto, insere-se o Exército Brasileiro, num esforço constante de absorção dessa nova metodologia e de ajuste ao novo processo. Após análise criteriosa e estratégica, o Exército identificou a necessidade de inovar a maneira tradicional de produzir e divulgar a informação. Em razão disso, decidiu agilizar a veiculação de mensagens, gerar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos militares em todo o País e ampliar a interatividade com a população, mudanças que irão revigorar a comunicação social no processo de Transformação da Força.
A efetivação da Agência, baseada no elevado grau de confiabilidade e credibilidade da “fonte Exército Brasileiro”, atende à evolução do CCOMSEx, Órgão Central do Sistema de Comunicação Social do Exército. O Sistema é composto por seções de comunicação social de todas as organizações militares da Força, perfazendo um total de mais de 650 unidades, e que atuam como agências regionais.
A Agência VO tem como meta consolidar-se com equipe multidisciplinar e política editorial definida, o que será fruto de processo gradual, coerente com as limitações de recursos em pessoal e material impostas pelo momento econômico, pela racionalização interna e a revisão permanente dos produtos e processos da área. Como visão de futuro, a Agência Verde-Oliva contribuirá para a mudança de paradigmas, visando tornar a Força cada vez mais conhecida, além de aproximá-la da sociedade brasileira, que já lhe reserva um alto grau de credibilidade e confiança.
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Fotos: Agência Verde-Oliva / EB