Evento contou com 230 acadêmicos, que participaram de palestras e debates
Agência Força Aérea – AFA, por Tenente Chayanne
A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), recebeu a 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). O evento, realizado entre os dias 28/08 e 01/09, reuniu mais de 230 acadêmicos, civis e militares de diversas regiões do país, em torno de questões fundamentais à defesa da nação. Anualmente, o Congresso é organizado pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).
No decorrer dos cinco dias, os congressistas participaram de palestras e debates com os Professores Doutores Eduardo José Viola e Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara, além de exposições de equipamentos militares e minicursos em um intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Em cerimônia, foram premiados os melhores trabalhos apresentados. O primeiro lugar foi atribuído ao projeto intitulado “Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica (Nb4): Um estudo das prioridades de uso conforme os interesses da Defesa”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Subsequentemente, as demais posições foram para os seguintes artigos: “Uma Multipolaridade Bipolar? Os desafios e as possibilidades do Brasil frente a uma nova arquitetura do Sistema Internacional”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); “Prospectos de uma Nova Ordem: Disputa hegemônica entre China e Estados Unidos e os caminhos da política externa brasileira no Sistema Internacional”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFP); e, por fim, o trabalho intitulado “A autonomia estratégica e o financiamento da indústria aeronáutica brasileira: Uma análise a partir do orçamento público (2018-2022)”, de Cadetes da AFA, que recebeu Menção Honrosa.
Durante a solenidade, o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; e demais autoridades parabenizaram a dedicação dos envolvidos na construção desse campo de conhecimento de interesse de todo cidadão.
Após o término do Congresso os participantes puderam prestigiar uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
O próximo destino do CADN, em 2024, será na Escola Naval, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).