A história nos mostra que grandes estrategistas foram derrotados por estarem preparados para os conflitos do passado e não para aqueles que estavam por vir.
Com base neste pensamento, inicio a mensagem alusiva aos 75 anos de criação do Ministério da Aeronáutica e posso assegurar que estamos vivendo o momento atual, mas pensando no futuro. Pois, ao longo dessa trajetória, esta visão esteve sempre presente, sobretudo nas principais decisões de alto nível da nossa Instituição.
Desde as nossas origens, durante a Segunda Grande Guerra, aprendemos a nos adequar frente às mudanças conjunturais. A nossa essência nos exige dar novas respostas diante de novos desafios.
No cenário atual, tais desafios estão associados à maximização da utilização dos recursos disponíveis, buscando resultados concretos na capacidade operacional, logística e administrativa da FAB, na terra, no ar e no espaço. E, por essa razão, o Comando da Aeronáutica está passando por uma reestruturação organizacional e concentração das atividades administrativas que são essenciais para acompanhar a modernização dos meios e processos operacionais.
Assim, precisamos permanecer com os vetores alinhados na direção das prioridades estabelecidas, das diretrizes superiores e focados no cumprimento da nossa missão institucional de “MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA”. Isso, mais do que nunca, é o que o momento exige. Isso é o que dará um significado real às nossas convicções. É isso que importa para todos nós.
Além disso, para este ano, o nosso país assumiu um compromisso com a comunidade internacional – os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Seguramente, estaremos diante de mais uma oportunidade de comprovarmos o nosso valor, a nossa capacidade de pronta-resposta e o nosso profissionalismo, prestando essencial contribuição para a nossa nação no que nos for exigido.
No dia em que comemoramos nossos 75 anos, honrando nosso passado, lembro a todas as mulheres e homens do nosso efetivo que, somente juntos, seremos capazes de alavancar a nossa querida Força Aérea rumo a patamares cada vez mais elevados de operacionalidade e eficiência nos processos de gestão.
Não é demasiado ratificar a satisfação de ter sob o meu comando militares e civis que dedicam, voluntariamente e na maioria das vezes de maneira anônima, boa parte de suas vidas para a construção desse ideal.
Parabéns integrantes de hoje e de ontem do Comando da Aeronáutica.
Brasília, 20 de janeiro de 2016.
Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato
Comandante da Aeronáutica
Criação do Ministério da Aeronáutica impulsionou a aviação civil e militar no Brasil
Pelo mundo, a aviação avançava como promissor e revolucionário meio de transporte, além de estratégica ferramenta para a defesa das nações. No Brasil, contudo, faltavam pilotos, aeronaves, pistas, equipamentos, mão de obra especializada, normas de segurança, indústrias e investimentos, dentre outros problemas. A mudança aconteceria a partir do dia 20 de janeiro de 1941, data da criação do Ministério da Aeronáutica, atual Comando da Aeronáutica.
Nas palavras do primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, os desafios eram muitos. “A aviação civil, na época, era mais voltada para a área esportiva em incipientes aeroclubes. Os pilotos comerciais recebiam treinamento dentro das próprias companhias que os empregavam. Era imprescindível despertar o interesse da juventude para a carreira de aviador. Havia um medo generalizado por essa atividade, devido ao número assustador de acidentes aviatórios, a maior parte causada pela imprudência dos pilotos. Reverter esse quadro seria um desafio difícil de ser vencido e dependeria de uma grande campanha de divulgação das vantagens desse meio de transporte e do progresso que a aviação representava”, afirmou.
Naquele momento, a fabricação de aviões de treinamento era incipiente. As empresas existentes não produziam motores e dependiam das importações. Além disso, o número de aviões era insuficiente, faltavam mecânicos e especialistas para a frota. Na aviação militar, Exército e Marinha tinham suas próprias escolas de pilotos, oriundas de diferentes linhas de instrução – uma francesa e outra alemã e inglesa.
A ideia de um ministério específico para o setor não era uma novidade. As discussões começaram no final dos anos 20 e ganharam força na década seguinte, com o lançamento de uma campanha para a criação do Ministério do Ar, em 1935, sob a influência de países como a França. Por aqui, persistiam as discussões a respeito de qual instituição lideraria o processo. As atividades correlatas à aviação estavam distribuídas – o Ministério da Viação e Obras Públicas, por exemplo, incluía o Departamento de Aviação Civil (DAC), criado em 1931.
Naquele momento, com a criação do novo órgão, Salgado Filho assumiu o Ministério da Aeronáutica brasileira – a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor e as escolas de formação de mão-de-obra – e do seu braço-armado, a Força Aérea Brasileira (FAB), criada a partir das aviações da Marinha e do Exército que já existiam. A ele, coube a difícil tarefa de edificar o alicerce do poder aéreo brasileiro.
Expansão – Em 1941, a Aeronáutica criou a Diretoria de Rotas com a missão de promover o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança da navegação aérea.
O Ministério da Aeronáutica refundou as escolas de formação, de pilotos e de especialistas, criou normas para evitar a competição predatória entre as empresas aéreas, inaugurou novas fábricas e escolas civis. O Brasil firmou acordos internacionais sobre transporte aéreo com diversos países, como França, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça e Grã-Bretanha.
Diversas concessões foram fornecidas para a exploração do transporte aéreo no país. No decorrer de 1942, as linhas aéreas ultrapassaram as fronteiras do país, chegando aos países vizinhos, aos Estados Unidos (1943) e à Europa (1946).
Também houve esforço para aumentar o número de aeronaves no País. A Campanha Nacional de Aviação, liderada pelo Ministério da Aeronáutica, reunia empresários, aeroclubes e o próprio governo para a expansão do setor no país. Por trás das ações, estava o esforço de guerra – ocorreram campanhas de arrecadação em todo o país, de dinheiro, de alumínio para a construção de aviões, de doações de aeronaves.
“É preciso que se compreenda que cada avião de treinamento básico adquirido e doado a aeroclubes significa, no mínimo, a formação de três pilotos para a nossa reserva da Aeronáutica. O curso de piloto civil feito nos aeroclubes pode ser considerado o jardim de infância da ciência aviatória. Incentivar a formação de pilotos civis em nosso país significa garantir a formação de pilotos militares da reserva da Aeronáutica. Necessitamos, desesperadamente, nesse momento, de pelo menos dois mil pilotos para se estruturar a defesa do Brasil”, explicou o ministro.
De 1942 a 1943, mais de cem aviões Fairchild PT-19, um biplace monoplano de asa baixa, foram trazidos em voo dos Estados Unidos para a instrução primária de pilotos brasileiros. Até 1947, 220 foram produzidos na Fábrica do Galeão, dentro do esforço de guerra e pelo crescimento da aviação no país. Na mesma década, a fábrica de aviões de Lagoa Santa (MG) entrou em funcionamento e produziu aeronaves T-6.
De 1942 a 1949, a Companhia de Aeronáutica Paulista produziu 777 aviões “Paulistinhas”, um monoplano de asa alta, que serviu à formação inicial de pilotagem em aeroclubes ao longo da Segunda Guerra. Alguns desses “Paulistinhas” chegaram a ser exportados. Logo nos dois primeiros anos de existência, o Ministério da Aeronáutica adquiriu 500 aviões de treinamento e os distribuiu para 400 cidades em todo país.
Quando o ministro Salgado Filho deixou a pasta, no final de 1945, existiam 580 aeroportos funcionando no país, a maioria com pistas asfaltadas (70%). A Escola de Aeronáutica dos Afonsos havia quadruplicado a capacidade de formação de pilotos, chegando a 200 alunos. A Escola Técnica de Aviação de São Paulo, importada dos Estados Unidos, chegou a formar 3.500 especialistas. “O Brasil está empenhado em grandes preparativos para tornar-se uma potência aérea independente”, chegou a afirmar o ministro.
Ainda na década de 40, o Ministério aprovou regulamento para o Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, uma atividade voltada para a prevenção de acidentes. Foi nesse período que a Aeronáutica deu os primeiros passos para a criação de um núcleo de referência em ensino, pesquisa e formação de mão-de-obra qualificada para a aviação, o atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Força Aérea – O Correio Aéreo Militar, antes realizado pelo Exército (no interior) e pela Marinha (no litoral), foi transformado no Correio Aéreo Nacional. Aeronaves da Força Aérea Brasileira passaram a ser utilizadas. Enquanto em 1932 as linhas contabilizavam 3.630 km, já em 1946 já totalizavam 49,4 mil km de extensão – maior que uma volta ao mundo pela linha do Equador. Naquele ano, 14,1 mil pessoas foram transportadas.
Nesse contexto, a Segunda Guerra trouxe ao país um grande incentivo para organizar a sua aviação, sobretudo depois de iniciada a batalha do Atlântico Sul. Com o afundamento de navios brasileiros, a aviação militar teve de assumir o patrulhamento do litoral e, mais tarde, acabou enviada à Itália, para combater com os aliados.
Ao longo de 1943, a Força Aérea recebeu aeronaves para preparação de seus pilotos, particularmente para o patrulhamento da costa e treinamento de aviadores. O litoral era vigiado por dirigíveis, ou Blimps, que utilizavam radares para a localização de submarinos e que ajudavam em operações de salvamento de náufragos, vítimas dos ataques inimigos. No mesmo ano, a FAB criou sua primeira unidade de caça. Depois de receberem treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os militares brasileiros foram enviados à Itália.
Com mais investimentos, aeronaves e pilotos, as horas de voo na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, saltaram de 3,6 mil em 1940 para 25,9 mil em 1943. “Deixei uma frota de cerca 1.500 aviões militares em condições de uso, cerca de 3.000 pilotos treinados e 15 bases aéreas instaladas”, disse o ministro.