No período de 22 a 28 de novembro, o 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC) realizou a Operação Fronteira Sul, na região sul do Brasil.
Os postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) foram instalados na Estação Ecológica do Taim, município de Santa Vitória do Palmar; e na aduana brasileira, município do Chui (RS), a fim de combater crimes fronteiriços e ambientais ao longo da faixa da fronteira do Brasil com o Uruguai (narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de armas e munições, contrabando e outros crimes relacionados).
A ação acontece em coordenação com os órgãos de segurança pública e de fiscalização (OSPF), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Receita Federal, Polícia Federal, Força Tática da Polícia Rodoviária Estadual e canil do 6º Batalhão de Polícia Militar.
Baseada em dados de inteligência e no princípio da oportunidade, a presença ostensiva da tropa do 6º GAC prioriza o fortalecimento da prevenção, fiscalização e repressão, aumentando a presença do estado na região.