Na sexta-feira dia 28 de julho 2017, foi realizada a Passagem de Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), “Divisão Marechal José Bernardino Bormann”, no Quartel General do Pinheirinho, Curitiba-PR, com a presença de autoridades, convidados civis e militares da região do Paraná e Santa Catarina.
A formatura incluiu honras militares, apresentação da Banda da 5ª Divisão de Exército, desfile de destacamentos das diversas organizações militares dos dois Estados subordinados à Divisão, assim como desfile das viaturas blindadas utilizadas pelas tropas.
O Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Edson LEAL PUJOL, presidiu a solenidade. O General-de-Divisão José Luiz Dias FREITAS encerrou seu período de aproximadamente dois anos de Comando, passando a função para o também General de Divisão Lourival CARVALHO Silva, que exerceu até então a função de Diretor de Avaliação e Promoções do Exército Brasileiro, em Brasília-DF.
A partir da Esquerda GenEx FREITAS (Futuro CMO), GenEX LEAL PUJOL (CMS), NId, GenEx MATTOS (STM), Nid, GenEx R1 ADHEMAR e GenDiv Carvalho (5DE) – Identificação DefesaNet
O General CARVALHO é oriundo da arma de Cavalaria, natural de Paraguaçu Paulista-SP. Possui experiência como Comandante de Organização Militar e Grande Unidade, já atuando em diversas missões internacionais.
O agora General-de-Exército FREITAS assumirá o Comando Militar do OESTE (CMO). Durante o seu comando na 5ª DE foram realizadas as Experimentações Doutrinárias da incoporação da viatura blindada Guarani à tropa e a Criação do Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Dentre as autoridades presentes no evento, além das supracitadas, estiveram:
– Governador do estado do Paraná, Sr. Carlos Alberto Richa;
– General-de-Exército Luis Carlos Gomes MATTOS (STM);
– Generais-de-Exército R1 Adhemar da Costa Machado Filho;
– ex-Comandante da 5ª DE General-de-Divisão R1 Luiz Felipe Carbonell;
– Comandantes da organização militar que originou a 5ªDE;
– Comandantes das Brigadas do Paraná e Santa Catarina (área da 5ªDE);
– Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE – Santa Maria RS), General de Divisão Marcos Antonio AMARO dos Santos;
– Subcomandante de Operações Terrestres Júlio Cesar de ARRUDA;
– Comandante da 3ª Região Militar (3ª RM – Porto Alegre RS) STUMPF;
– Comandante do CINDACTA II (Aeronáutica), Cel Álvaro WOLNEI Guimarães, e,
– representantes do Poder Judiciário e entidades de classe.
CURRICULUM VITAE General de Divisão Lourival Carvalho Silva
Nasceu em 10 de dezembro de 1958, em Paraguaçu Paulista-SP.Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1981. Ascendeu ao generalato em 31 de março de 2011 e foi promovido ao posto de General de Divisão em 31 de julho de 2014. Possui os cursos de: – Formação e de Aperfeiçoamento de oficiais da Arma de Cavalaria; – os cursos de Altos Estudos Militares e de Política Estratégia e Alta Administração do Exército, ambos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; – além dos Cursos Piloto de Aeronave na Marinha do Brasil; – Aplicação de Aviação do Exército na França; – Piloto de Combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército; – Preparação de Instrutores de Voo na Força Aérea Brasileirae, e, – Relações Internacionais na França. Seus principais cargos como oficial superior foram:
Durante a sua vida militar, dentre outras funções exercidas, foi: – Instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP; – Instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro; – Comandante da Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador, em Salvador-BA; – Oficial do Gabinete do Comandante do Exército; – Chefe da Seção de Promoções de Graduados da Diretoria de Avaliação e Promoções; – Subchefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal e Assistente do Chefe do Departamento Geral do Pessoal, cargos exercidos em Brasília-DF; – Observador Militar na Missão de Observadores Militares Equador/Peru, e, – Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil na França e Bélgica; Como oficial general, foi Diretor do Serviço Militar, em Brasília-DF; Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados-MS e Diretor de Educação Técnica Militar, na cidade do Rio de Janeiro. Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se aOrdem do Mérito da Defesa, Militar, Naval, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowsky; além de cinco condecorações estrangeiras. Atualmente exercia o cargo de Diretor de Avaliação e Promoções, Brasília-DF. |