No período de 13 a 17 de maio de 2019, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), dando continuidade às suas ações na Operação Ajuricaba IV, agora no oeste de Rondônia, realizou combate ao garimpo ilegal no interior do Parque Nacional Mapinguari e patrulhamento fluvial na calha do Rio Madeira. Ao final, 30 pessoas foram detidas e conduzidas para a Delegacia da Polícia Federal de Guajará-Mirim, em Rondônia.
O 54º BIS contou com apoio da Delegacia Fluvial de Porto Velho, da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Força Nacional e da Polícia Militar Ambiental de Rondônia. Com um trabalho coeso nas áreas de inteligência, planejamento, investigação e logística, as instituições causaram grande impacto aos infratores ambientais, além de estagnar o dano causado pelo garimpo ilegal no Parque Nacional Mapinguari.
Nas ações foram apreendidos: 10 dragas; uma balsa; duas espingardas; 1,2 litro de mercúrio; duas motosserras; 19 baterias de 150 amperes; cinco turbinas de motor a diesel; dez motores de partida; dois motores bomba; um motor Yamaha 15hp; três módulos de comando; duas bombas de alta pressão; quatro bombas injetoras; duas bombas hidráulicas; 18 bicos injetores; além de outros itens, sem contar com a inutilização de duas áreas de garimpo ilegal.