A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou, no período de 4 a 9 de abril, a Operação Atalaia, exercício de Simulação Viva, última etapa da certificação de sua Força de Prontidão (FORPRON).
Na operação, foram empregados mais de 800 militares e 300 viaturas, com apoio de aeronaves do 3º Batalhão de Aviação do Exército e militares avaliadores do Centro de Adestramento Sul.
A finalidade da operação é colocar em prática as técnicas e procedimentos treinados virtualmente durante as fases anteriores da certificação. A Operação Atalaia aconteceu na região de Dourados, Laguna Caarapã, Fátima do Sul e Ponta Porã, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Contou com amplo emprego dos equipamentos do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), bem como o uso do DSet, equipamento que simula o resultado dos embates entre a tropa e a Força Oponente. Foram executados adestramento em operações de reconhecimento de eixo, ataque a localidade, transposição de curso d’água, evacuação de não combatentes e ataque coordenado.
Com a conclusão da certificação, a FORPRON da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada está apta a operar em qualquer parte do Território Nacional, como Força Estratégica do Exército.