Ricardo Fan
A 1ª unidade do Exercito Brasileiro a receber a Viatura Blindada Multitarefa-Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) é do Sul do Brasil. O 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, de Cascavel/PR, recebeu as nove (9) primeiras e o objetivo é aumentar a capacidade das Forças no ambiente operacional.
A VBMT-LSR, da empresa IVECO, é a nova plataforma veicular blindada integrante do Programa Estratégico do Exército Guarani, desenvolvida para mobiliar as organizações militares de Infantaria e Cavalaria mecanizadas da Força Terrestre. É uma viatura 4×4 com requisitos de blindagem e sobrevivência adaptados às realidades atuais de combate.
A Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), é uma viatura classe 4×4 com um peso máximo de 8 t e capacidade de carga de 1 t, e espaço para uma guarnição de 5 homens. E requisitos de blindagem e sobrevivência para os tripulantes, em nível excepcional.
|
|
|
Os requisitos técnicos na questão de sobrevivência da tripulação têm sua razão por novos itens do planejamento estratégico do Exército Brasileiro e Ministério da Defesa. Em especial novas Missões de Paz em outros Teatros de Operações, que requerem viaturas com maior proteção que garantam a sobrevivência da tripulação.
O 33º também foi o primeira uniodade do EB a receber o Guarani
Na data de hoje, 24 de março de 2014, as primeiras treze Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal, Média de Rodas (VBTP-MR), do Projeto Estratégico do Exército – Guarani, foram entregues à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel/PR, para mobiliar uma das Companhias de Fuzileiros do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, Unidade orgânica da Brigada, que estava em processo de transformação para 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
O LMV – Viatura Blindada Multitarefa-Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR)
Lançado em 2002 na EUROSATORY pela IVECO Defence o LMV, rapidamente tornou-se a viatura clássica no seu segmento lançando o padrão que seria seqguido nos próximos anos. A disseminação do emprego de IEDs (Artefatos Explosivos Improvisados) tornou a célula de sobrevivência da tripulação do LMV um item essencial. Mais de 4.000 já foram produzidos e estão em operação nos mais diferentes teatros de operações, tais como: Iraque e Afeganistão.
Os países que usam o LMV, entre outros estão o Reino Unido, Noruega, Espanha, Bélgica e Itália. O seu motor é a versão militarizada da viatura comercial IVECO Daily. O LMV era reconhecido sempre como o projeto, que melhor atendia aos requisitos do Exército Brasileiro.
A Iveco Defence Vehicles já fornece ao Exército Brasileiro a família de veículos blindados anfíbios Guarani VBTP 6×6. Mais de 480 unidades já foram entregues desde 2012, após a assinatura em 2009 do primeiro contrato. Unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros clientes.
A parceria sólida entre a Iveco Defence Vehicles e o Exército Brasileiro está agora consolidada com esta segunda linha de produtos, enquanto a fábrica de Sete Lagoas vem demonstrando sua importância primordial no fortalecimento da Base Industrial de Defesa nacional no domínio dos sistemas terrestres, com mão de obra qualificada e de alta qualidade, capacidades técnicas de nível global e em conjunto com uma rede de fornecedores e parceiros locais.
A Família de Blindados sobre Rodas Guarani prevê um índice de nacionalização de cerca de 90%, além do emprego dual, também modernas características técnicas e sua integração com os sistemas congêneres das demais Forças Armadas e de outras agências. Isso possibilitará a realização de operações conjuntas e inter-agências em melhores condições.
O Programa Guarani vem contribuindo para o Processo de Transformação do Exército, visando assegurar a defesa do Brasil e proporcionar avanços tecnológicos e de qualidade, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional. Isso irá contribuir para a geração de emprego e renda. Atualmente, participam do programa mais de 100 empresas, gerando em torno de 3.000 empregos diretos e indiretos.
A plataforma-base do programa é o blindado Guarani, desenvolvido e fabricado por uma parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO, sediada em Sete Lagoas (MG), a exemplo do que acontecerá com a VBMT-LSR, 4×4, a mais nova integrante da Família de Blindados Guarani.
-x-
Recomendamos a leitura
– Um dia histórico para o EB, Guarani entra em serviço [Link]
– VBMT-LSR – Exército Brasileiro oficializa a compra da LMV com a IVECO Veículos de Defesa [Link]