Monte Caseros, Argentina – No período de 30 de julho a 04 de agosto, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BI Pqdt), Batalhão Santos Dumont participou do Exercício Combinado Arandu entre o Exército Brasileiro e o Exército Argentino. O Exercício no Terreno ocorreu em Mercedes, na Argentina e contou um Pelotão composto por integrantes do Batalhão, da Companhia de Precursores e do Batalhão de Dobragem e Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar, num total de 44 militares.
Após uma preparação de cerca de seis meses, os paraquedistas deslocaram-se até Uruguaina-RS, onde incorporaram nas tropas provenientes da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
Durante o Exercício foram desenvolvidas as seguintes atividades: o intercâmbio doutrinário sobre técnicas aeroterrestres, emissão de ordem de operações no idioma espanhol, saltos de ensaio, na zona de lançamento (ZL) de Mercedes, onde Mestres de Salto argentinos lançaram os militares do 26º BI Pqdt de aeronave militar argentina. E Mestres de Salto brasileiros lançaram paraquedistas argentinos de aeronaves brasileiras.
Após estas atividades preliminares, o Batalhão Santos Dumont realizou um assalto aeroterrestre na ZL de Coati, na cidade de Monte Caseros, e uma marcha para o combate com transposição de curso de água. Na sequência, os nossos paraquedistas realizaram uma marcha de aproximação, atacaram uma posição defendida pelo inimigo figurado, realizando tiro de fração, com isso, conquistando o objetivo e assim estabelecendo a Cabeça de Ponte Aérea, como conclusão da manobra.
No final foi realizada uma formatura de encerramento com todas as tropas componentes do Exercício Combinado, onde os integrantes da tropa paraquedista brasileira passaram a ostentar o brevê de paraquedista militar argentino.
Fonte: 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista