No dia 13 de julho, durante o Estágio de Capacitação para Atirador da Torre REMAX, o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) –1º BIMTz (Es) – realizou, pela primeira vez, no campo de Instrução de Gericinó, tiros diurnos e noturnos com esse novo equipamento instalado na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) 6X6 Guarani.
O REMAX (Reparo de Metralhadora Automatizado X) é uma estação de armas remotamente controlada para metralhadoras pesadas (.50) e 7,62 mm MAG.
REMAX está Oficialmente Adotado pelo Exército Brasileiro¹
De acordo com boletim divulgado, a Portaria Nº 065 EME, adota oficialmente o REMAX para o Exército Brasileiro.
PORTARIA Nº 065-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2016.
Adota o Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X, versão 3 (REMAX 3), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército e a empresa ARES Aeroespacial e Defesa S.A.
O REMAX possibilitará uma nova dimensão à Força Terrestre Brasileira e à Defesa Nacional, potencializando o poder de combate e garantindo a segurança da tropa embarcada que realiza a operação no interior da viatura.
A REMAX III
A REMAX III é uma estação de arma giro estabilizada controlada remotamente para metralhadoras (.50) e 7,62 mm, desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro por meio de uma parceria da empresa ARES com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército Brasileiro).
A estabilização das linhas de visada e de tiro permite um disparo preciso mesmo em condições de movimentação do veículo e do alvo.
O equipamento provê alta capacidade de autodefesa e observação diurna/noturna e pode ser instalado em veículos blindados usados, por exemplo, em combates, missões de patrulhamento de fronteiras e operações de manutenção de paz.
Integrando um visor termal da empresa belga OIP. Batizada como REMAX III tem as características gerais as mesmas das anteriores. Os dados de desempenho estão melhores fruto da evolução do projeto após as experimentações de campo realizadas junto com o Centro Tecnológico do Eército / Cemtro de Avaliação do Exército.
O Visor OIP tem a capacidade termal Dia / Noite e incorpora a mira Laser. A capacidade de visão termal dia é de extrema importância em especial trabalhando em áreas com o meio ambiente com muita fumaça, nevoeiro ou pó.
A energia do REMAX é fornecida pelo próprio veículo e o equipamento é capaz de verificar todas as funções eletrônicas que asseguram as condições de operação. O Sistema REMAX é formado por duas unidades: a estação de arma, instalada na parte externa do veículo, e o console de operação, que fica na parte interna.
O sistema é controlado remotamente por apenas um operador, que fica dentro do veiculo. A empresa ARES está trabalhando para que o console interno seja o mesmo tanto para a REMAX 7,62/.50 como para a UT30BR.
A ARES possui uma fábrica em Duque de Caxias (RJ), onde são desenvolvidos, fabricados e realizados a manutenção de equipamentos para aplicações civis e militares, de acordo com as necessidades dos mercados nacionais e internacionais.
A ARES é responsável pela produção das estações de armas remotamente controladas REMAX para a família de blindados GUARANI do Exército Brasileiro e foi designada pela ELBIT como responsável Pela Estação de Armas UT30BR para a mesma família de blindados.
Além dos produtos para aplicação terrestre a ARES também desenvolveu uma estação de armas remotamente controlada (.50)/7,62mm para aplicação naval além de diversos outros equipamentos usados pela Marinha do Brasil
A empresa faz parte da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e integra também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).
Leia mais: | |
|
CIBld realiza capacitação dos Instrutores e Monitores no Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) [Link] |
¹com DNAN