No período de 25 a 29 de julho, o 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl) participou da Operação Amazônia 2022, realizada no município de Canta (RR).
O Batalhão prestou apoio às tropas do Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), do 6º Batalhão de Engenharia de Construção e do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.
Durante as atividades no terreno, foram realizados os ressuprimentos de materiais das Classes | (Material de Subsistência) e Ill (Combustíveis), totalizando a confecção de mais de 6.000 refeições, a distribuição de 40.000 litros de água, de 560 litros de diesel, além do apoio na segurança da base de operações com meios para a sustentação logística da operação.
A combinação da logística e das operações, além de maximizar a eficiência dos recursos públicos empregados, aumenta a vigilância da fronteira norte do país.
Centro de Embarcações retorna de missão conjunta com a Marinha do Brasil
Na tarde do dia 8 de agosto, atracou no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), o Ferry Boat UIRÁ após 29 dias de operação conjunta com a Marinha do Brasil.
A missão teve como objetivo realizar aquisição de dados batimétricos (multifeixe) na derrota percorrida (caminho percorrido) pelo Ferry Boat UIRÁ, no trecho compreendido entre Manaus e São Gabriel da Cachoeira-AM. Durante a derrota foram realizadas pesquisas de perigo, nos trechos críticos percorridos pela embarcação, o que possibilitará o planejamento de derrotas de navegação mais seguras para o transporte de suprimentos pelo CECMA no Rio Negro em futuras comissões.
A parceria entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil possibilitou que fosse realizada uma comissão multifeixe nesse itinerário, com uma distância acima de 2.000 km, no trecho ida e volta, sendo realizado o levantamento com o emprego de equipamentos modernos que geraram relatórios e informações confiáveis para futuros estudos.
O Ecobatímetro Multifeixe permite a aquisição de profundidade, conseguindo identificar perigos à navegação que estejam no leito, como pedras e bancos de areia.
Assim, a interoperabilidade entre as Forças, por meio do trabalho conjunto entre o CECMA e o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) diminuirão as dificuldades logísticas para manutenção das tropas de ambas as Forças e contribuirá, futuramente, para atualização cartográfica, melhorando a logística de suprimentos para os Municípios da região.