A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada sedia, no período de 15 a 18 de junho de 2015, a 1ª Reunião de Coordenação da Operação Guarani.
A atividade ocorre no Centro de Operações da 1ª Bda C Mec e reúne integrantes do Estado-Maior do Exército Brasileiro, Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Sul, 1ª Bda C Mec e da Brigada de Monte XII, do Exército Argentino.
“Operação Guarani” é o nome dado ao Exercício de Operações Combinadas com participação de tropas dos Exércitos do Brasil e da Argentina. Dentre os principais objetivos, destaca-se a padronização das operações a serem adotadas por ocasião do tradicional exercício combinado entre esses dois países, a ser realizado em 2016, em território argentino.
Além de aproximar os dois Exércitos, a Operação Guarani permitirá adestrar o trabalho de Estado-Maior Combinado, proporcionar o intercâmbio de experiências na confecção de planos e ordens, desenvolver a interoperabilidade entre elementos dos Exércitos dos dois países e desenvolver a doutrina de operações combinadas.