Tefé (AM) – No dia 17 de janeiro de 2023, foi desencadeada a Operação Japurá, cumprindo determinação do Comandante Militar da Amazônia para a criação do Comando de Fronteira Japurá.
O 3° Pelotão Especial de Fronteira, localizado em Vila Bittencourt, mudará sua subordinação do Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) para o 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17°BIS). Essa mudança permitirá que o 17°BIS coordene e planeje, em melhores condições, a proteção e o monitoramento da faixa de fronteira, contra os ilícitos transnacionais e crimes ambientais, aumentando a consciência situacional dos comandantes em todos os níveis.
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, segue atuante nas ações de Defesa Externa e vigilancia na faixa de fronteira da nossa Amazônia, contribuindo para a manutenção da integridade territorial e sobrepujando as adversidades para cumprir sua missão constitucional de zelar pela nossa soberania.
Centro de Embarcações participa do Plano Geral de Transportes do Eixo Amazônico em Manaus
Manaus (AM) – Na manhã do dia 20 de janeiro de 2023, desatracou do Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) o módulo logístico do Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico, com destino à Porto Velho-RO transportando suprimentos de Manaus, por meio fluvial.
O Módulo Logístico composto pelo empurrador Javari e a Balsa Força Expedicionária Brasileira faz parte de uma das maiores operações logísticas regulares do Exército Brasileiro e tem por finalidade o abastecimento de Materiais de Emprego Militar (MEM) advindos pela cadeia de comando.
Nesse contexto, simultaneamente ocorrem coordenações logísticas nas cidades do Rio de Janeiro e Manaus para que os transportes por modal fluvial e terrestre se encontrem na cidade de Porto Velho para que haja o embarque e desembarque do MEM otimizando o transporte e reduzindo os custos logísticos desta Operação.
O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, acompanhado pelo Tenente-Coronel Charles Davidson Soares Bitencourt, comandante nomeado, estavam presentes na partida do Módulo Logístico.
8º Depósito Suprimento realiza solenidade de incorporação do Empurrador “Piry”
Belém (PA) – Na data de 12 de janeiro de 2023 foi realizada a formatura de recebimento do empurrador PIRY, o qual será incorporado à frota fluvial da Companhia de Transportes do 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup).
O Empurrador PIRY, cuja denominação faz referência à região do igarapé onde teve início o núcleo da cidade de Belém, atuais bairros da Campina, Cidade Velha e Batista Campos, foi construído para atender à necessidade logística de transporte de grandes volumes de suprimento na área de operações da Amazônia Oriental. A embarcação possui a capacidade de transporte de até 1200 toneladas de suprimento das diversas classes e possui uma tancagem de 29.000 litros de óleo diesel, o que confere uma autonomia de até 869 milhas náuticas, possibilitando o deslocamento de meios da cidade de Belém até a cidade de Manaus.
Esse novo meio de transporte fluvial, juntamente com o Ferry Boat TENENTE DANIEL BAZOLI, o Ferry Boat MARECHAL BITENCOURT e a Balsa FORTE DO PRESÉPIO, contribuirá para o alcance das capacidades militares terrestres de sustentação logística, suporte à projeção da Força e de apoio logístico para as forças desdobradas, assegurando que os suprimentos das diversas classes estejam disponíveis às organizações militares do Comando Militar do Norte.
Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia realiza a primeira missão logística de 2023
Manaus (AM) – Na manhã do dia 16 de janeiro de 2023, desatracou do porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), com destino a guarnição de São Gabriel da Cachoeira-AM, o módulo logístico composto pelo empurrador Maturacá e as balsas Jaraqui e Xingu.
A missão tem por finalidade levar gêneros alimentícios e materiais de várias classes para as tropas destacadas no extremo ocidente do Brasil, em apoio à 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), ao 2° Grupamento de Engenharia, à Marinha do Brasil e à Força Aérea Brasileira.
Na ocasião, o módulo conduzido por uma tripulação do CECMA transportará 125m cúbicos de gêneros frigorificados, 62 metros cúbicos de gêneros secos, 6 contêineres de fardamentos, materiais de construção, viaturas e equipamentos, totalizando aproximadamente 130 toneladas de material.
O Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, acompanhado pelo Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, acompanharam a partida do Módulo Logístico.