O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), sediado em Ponta Porã/MS realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro, o seu exercício operacional de adestramento de Subunidades – a Operação Itamarati.
O 11º RC Mec é uma unidade da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, do Comando Militar do Oeste (CMO)
A operação contou com a participação de cerca de 350 militares e 80 viaturas, além de 02 aeronaves HA-1 FENNEC.
Além dos militares do Regimento, participaram uma Bateria de Obuses do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, de Nioaque/MS, uma seção de helicópteros HA-1 FENNEC, do 3º Batalhão de Aviação do Exército, de Campo Grande/MS, além de integrantes da 4ª Companhia de Engenharia de Combate, de Jardim/MS, uma Seção Leve de Manutenção do 28º Batalhão Logístico, e integrantes da 14ª Companhia de Comunicações e do Pelotão de Polícia do Exército da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, estas últimas unidades todas sediadas em Dourados/MS.
Uma delegação com os alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército do Paraguai (EPOE) observaram o desenrolar das ações a partir de Postos de Observação montados pelo 11º RC Mec.
O Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Gen Bda Lourival Carvalho Silva, acompanhou as atividades.
O exercício constituiu-se de uma operação ofensiva, inserida em um moderno contexto de uma operação no Amplo Espectro.
Ainda no contexto da operação, foi realizada uma Ação Cívico-Social na Escola Municipal Nova Conquista, no Assentamento Itamarati. Esta ação contou com a colaboração dos membros da 1ª Igreja Batista de Ponta Porã, da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e do 10º RC Mec, de Bela Vista/MS, além do 28º BLog, de Dourados/MS.