Cidade do México, México, 11 de dezembro de 2014 – A Embraer entregou ontem, durante cerimônia realizada no hangar da companhia aérea Aeromexico, no Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México o 1.100º jato produzido da família de E-Jets. A aeronave, modelo E190, é também o avião de número 200 da família de E-Jets voando na América Latina.
“No mesmo ano em que comemoramos os 10 anos de operações de E-Jets em todo o mundo, temos o grande orgulho de celebrar outro marco atingido por esta versátil família de aeronaves”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial. “Como um dos maiores operadores da Embraer, é bastante apropriado que a Aeromexico seja a recebedora do E-Jet 200 no continente latino-americano, bem como do E-Jet de número 1.100 em todo o mundo.”
“A Embraer tem sido uma aliada muito importante por mais de 10 anos. Atualmente, mais de 50% da nossa frota é composta por essas aeronaves brasileiras“, disse Andres Conesa, CEO da companhia aérea. “Na Aeromexico, nós nos sentimos muito orgulhosos de ser a operadora que recebe o E-Jet 1.100 da Embraer, um dos mais modernos da indústria, para integrá-lo em nossa frota.”
A Aeromexico opera uma frota de 62 jatos da Embraer por meio da sua marca regional, Aeromexico Connect: 27 E190, seis E170, três E175 e 26 ERJ 145.
A primeira entrega de um E -Jet na América Latina ocorreu em 2005. Atualmente, oito companhias aéreas de sete países operam os E-Jets na região, onde a Embraer é líder no segmento de jatos de até 130 assentos, com uma participação de mercado de 70%.
A Embraer é a única fabricante a desenvolver uma moderna família de quatro aviões especificamente para o segmento de 70 a 130 assentos. Desde o lançamento formal do programa, em 1999, os E-Jets redefiniram o conceito tradicional de aeronaves regionais por operarem em outros tipos de mercados.
A família de E-Jets entrou em serviço em 2004. Atualmente, os E-Jets estão voando com 65 companhias aéreas de 45 países, com uma participação de mercado de 62%, com base em entregas, no segmento de jatos com capacidade para até 130 lugares Atualmente, os E-Jets voam com empresas aéreas tradicionais, de baixo custo e regionais, bem como empresas de voos fretados. Os E-Jets têm uma rede global de suporte ao cliente e serviços estrategicamente localizada, com 37 centros de serviços para manutenção e reparos em todo o mundo, incluindo 12 Centros de Serviço Autorizado da Embraer (EASC) e 25 centros independentes.
Em junho de 2013, a Embraer lançou a segunda geração da família de E-Jets – os E-Jets E2 – o primeiro dos quais está programado para entrar em serviço em 2018.
Sobre o Grupo Aeromexico
O Grupo Aeromexico, S.A.B. de C.V., é uma sociedade controladora, cujas subsidiárias se dedicam à aviação comercial no México e à promoção de programas de fidelidade de passageiros. A Aeromexico, maior companhia aérea do México, opera mais de 600 voos diários e seu principal centro de operações está localizado na Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. A rede de destinos alcança 81 cidades em três continentes: 45 em México, 15 nos Estados Unidos, 16 na América Latina, três na Europa, dois na Ásia e um no Canadá.
A frota atual do Grupo conta com mais de 115 aviões Boeing 787, 777, 767, 737, bem como Embraer 145, 170, 175 y 190 de última geração. Em 2012, anunciou o plano de investimento mais importante da história da aviação no México, com a compra de 100 aviões Boeing, divididos em 90 B737 MAX e 10 B787-9 Dreamliner.
Como sócio-fundadora da SkyTeam, a Aeromexico oferece mais de mil destinos em 178 países, por meio das 20 companhias aéreas parceiras que integram a aliança, pela qual os passageiros podem obter diferentes benefícios y aproveitar 564 salas VIP ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, graças aos códigos compartilhados que tem com a Delta Air Lines, Alaska Airlines, Avianca, LAN, TACA y TAM, a Aeromexico oferece uma ampla conectividade dentro de países como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Peru.
Sobre a Embraer Aviação Comercial
A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos. Cerca de 900 aviões da família ERJ 145 de jatos regionais, de 37, 44 e 50 assentos, foram entregues a companhias aéreas desde a sua introdução no mercado, em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves que têm entre 70 e 130 assentos. Com engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines ergonômicas e espaçosas com dois assentos por fileira, e economia operacional atraente, o E170, E175, E190 e E195 estabeleceram um novo padrão em sua categoria. Desde que os E-Jets entraram em serviço, em 2004, a Embraer recebeu mais de 1.500 pedidos firmes para esta família de aeronaves.
Mais de 1.000 E-Jets foram entregues e cerca de 65 empresas aéreas de 45 países estão operando ou têm pedidos para entregas futuras. Os E-Jets são igualmente populares com empresas de leasing, sendo que quase trinta já adicionaram aeronaves da família às suas frotas. Os E-Jets estão voando com companhias aéreas tradicionais, regionais, operadores de turismo e de baixo custo.
Em 2013, a Embraer lançou a segunda geração da sua família de aeronaves comerciais, os E-Jets E-2, consistindo de três novos aviões – E175-E2, E190-E2, e E195-E2 – no segmento de 70 a 130 assentos. O E190-E2 está programado para entrar em serviço no primeiro semestre de 2018, seguido pelo E195-E2 em 2019 e o E175-E2 em 2020.