Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2011 – A Thales, líder mundial em fornecimento de sinalização metroferroviária e soluções avançadas de controle de trens para redes urbanas, foi escolhida por Andrade Gutierrez (AG) e CR Almeida para fornecer o sistema de sinalização do monotrilho da nova Linha 17 do Metrô de São Paulo, atualmente em fase de construção. A Thales vai fornecer sua solução Seltrac® CBTC (Communications-Based Train Control) permitindo uma operação totalmente automatizada, sem condutor. A primeira fase de implementação está agendada para apoiar a Copa do Mundo de 2014, sendo a conclusão de toda a linha prevista para agosto do mesmo ano, o que representa um recorde de execução em 27 meses.
O consórcio liderado por Andrade Gutierrez e incluindo CR Almeida, Scomi e Grupo MPE venceu o contrato para construir os dezoito quilômetros da Linha 17 no início do ano. A linha de monotrilho será integrada ao extenso sistema metroferroviário da cidade e será capaz de transportar até 252 mil passageiros por dia.
“Este é o primeiro projeto CBTC da Thales no Brasil e nós pretendemos expandir nossa atuação a fim de contribuir para a modernização da infraestrutura de transporte metroferroviário”, explica Laurent Mourre, diretor geral da Thales. “A Thales está presente no Brasil há mais de 40 anos como um dos principais fornecedores nas indústrias de defesa, espacial e aeroespacial. A partir de agora, nós pretendemos também trazer ao mercado brasileiro de transportes as tecnologias líderes mundiais da Thales”, completa.
Em constante inovação, a tecnologia CBTC da Thales está em uso desde 1985. Ela evoluiu e seus operadores continuam a se beneficiar de baixos custos de operação e manutenção, custos de ciclo de vida otimizados e tecnologia sem condutor comprovada. Atualmente, a Thales aplicou o SelTrac em 54 projetos em 31 cidades no mundo, carregando mais de 3 bilhões de passageiros por ano.
Mais sobre CBTC
O Communications-Based Train Control (CBTC) é um sistema de sinalização metroferroviária que faz uso de telecomunicações entre o trem e o equipamento de gerenciamento de tráfego e controle de infraestrutura. Por meio de sistemas CBTC, a posição do trem é conhecida de maneira mais precisa que com sistemas tradicionais de sinalização, o que resulta numa forma mais segura e eficiente de gerenciar o tráfego ferroviário.
Sobre a Thales
Líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Transporte & Aeroespacial. Em 2010, a empresa gerou uma receita de mais de 13 bilhões de euros, com 68 mil funcionários em 50 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com