Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
A empresa THALES oficializou na manhã de quinta-feira, em reunião com a imprensa na sede da OMNISYS, em São Bernardo do Campo, a nova estrutura gerencial tanto para o Brasl como na América Latina.
Empresa líder mundial em tecnologia nos mercados de: Defesa, Aeroespacial, Espaço, Segurança e Transportes, sendo líder no fornecimento de radares de tráfego aéreo no Brasil com mais de 70% da rede nacional.
A partir de 01 de Setembro, o francês Julien Rousselet assume como Diretor-Geral da empresa substituindo a Laurent Mourre que ocupava o cargo nos últimos sete anos.
Outra movimentação da THALES é que o Headquarters das Operações na América Latina, passa do México para o Brasil, sendo instalado na cidade de São Paulo. Assim Cesar Kuberek se transfere do México para São Paulo.
O escritório geral da THALES hoje localizado no Rio de Janeiro também passará para a cidade de São Paulo.
A empresa OMNISYS também teve alteração diretiva, anunciado em Julho, o seu cofundador Edgard Menezes, como novo presidente.
Perfis –
Julien Rousselet (37 anos) – Administrador de empresas e mestre em marketing. Após oito anos como executivo de telecomunicações na ALCATEL com atuação em toda a América Latina. Rousselet, país de origem a França, ingressou na THALES, em 2007, como Diretor Comercial no México e, em pouco tempo, assumiu como Diretor-Geral no país, onde conduziu com o governo local a implantação do projeto Cidade Segura., referência da THALES em sistema de segurança urbana, entre outros.
Cesar Kuberek (47 anos) – Com mais de dez anos de THALES, Kuberek , argentino de origem, aposta na troca da Cidade do México por São Paulo, para sediar as operações da Thales na região. Formado em Engenharia Aeronáutica e Negócios Internacionais, o executivo atuou diretamente no mercado latino-americano durante 23 anos, em países como Argentina, Espanha e também França, Reino Unido e Suíça. Em 2001 ingressou na THALES como Gerente e depois Diretor de Vendas até assumir como Vice-Presidente para a América Latina, baseado no México , e agora Brasil.
Edgard Menezes (48 anos) – A Omnisys é uma empresa brasileira de alta tecnologia, com sede em São Bernardo do Campo (SP). A empresa anunciou, no dia 25 de julho, que um dos seus cofundadores, Edgard Menezes, engenheiro eletricista, graduadopela FEI de Sãqo Bernanrdo do Campo. Menezes deixou a posição de Diretor Comercial e Novos Negócios para assumir a liderança da OMNISYS, que em meados de 2011 foi totalmente integrada pelo grupo Thales
Perspectivas
A OMNISYS que a o braço industrial do Grupo THALES no Brasil desenvolve sistemas de radares, em especial os de Banda L (rota) tendo produzido 35 unidades nos últimos anos tanto para o Brasil como China e Cingapura.
Já produziu um lote do sistema de comunicação SOTAS para veículos blindados, equipa a VBTP Guarani e em discussão para os M113BR.
Venceu a concorrência para o sistema de sinalização da Linha 17 do metrô de São Paulo.
E apresentou proposta através do Consórcio Genesys (THALES, Andrade Gutierres, OI) para a primeira etapa do SISFRON vencida pela EMBRAER Defesa e Segurança. Cesar Kuberek mostra confiança que nos próximos segmentos do SISFRON a THALES tenha uma participação já que a pontuação técnica obtida foi excelente.
A OMN ISYS –
Empresa fundada, em 1997, na região do ABC Paulista, completa em 2012, 15 anos. Subsidiária integral da THALES no Brasil, a Omnisys integra sua rede internacional de centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento, com competência técnica e gerencial em áreas estratégicas de aplicação civil e militar tais como defesa aérea e controle de tráfego aéreo, guerra eletrônica naval e, no mais alto grau de desenvolvimento tecnológico, áreas espaciais e de aviônicos, além da prestação de serviços.
Fundada em 1997, a OMNISYS foi a primeira empresa de engenharia eletrônica brasileira a fornecer soluções de alta tecnologia para aplicações civis, militares e espaciais não apenas para o Brasil, mas também para outros países da América Latina, Europa e Ásia.
O Grupo THALES
A THALES é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Espacial Transportes e Aeronáutical. Em 2011, a empresa gerou uma receita de mais de 13 bilhões de euros, com 67 mil funcionários em 56 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a THALES tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A THALES tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais.