Júlio Ottoboni
Jornalista correspondente DefesaNet no Vale do Paraíba
Conforme antecipado com exclusividade pelo DefesaNet, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o matemático e ex-diretor geral do Inpe, Marco Antonio Raupp, retornará a diretoria geral do Parque Tecnológico Riugi Kojima, de São José dos Campos, do qual é fundador.
Ligado ao PMDB, Raupp foi reconduzido ao posto com o convite do prefeito da cidade, o petista Carlinhos Almeida, e teve apoio do Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico, que é gerido por uma Organização Social (OS).
Raupp deixou o ministério do governo federal no dia 13 de março deste ano, na reforma promovida na época. Pela legislação, ele é impedido de exercer função na iniciativa privada durante seis meses após seu desligamento do governo.
Durante esse impedimento, o atual diretor e altamente contestado por setores do empresariado e por dirigentes políticos, o ex vice presidente da Embraer Horácio Aragones Forjaz, continuará na direção da entidade. Sua passagem terminará no próximo mês.
O ex-ministro tem o Parque Tecnológico de São José com seu grande projeto pessoal. Ele saiu do cargo em março de 2011 para presidir a Agência Espacial Brasileira (AEB), que vinha de sucessivas crises e sem orientação técnico-científica. Em menos de um ano, Raupp foi elevado a titularidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sem no entanto conseguir êxito em questões tidas como cruciais, entre elas os programas satelitários do país e reatar os convênios com a NASA e a ESA.