A Cassidian, em nome da EADS Deutschland GmbH, e Alenia Aeronautica S.p.A. assinaram um MoU (Memorandum of Understanding) para investigar conjuntamente uma possivel cooperação no campo dos sistemas aéreos não tripulados (Unmanned Aerial Systems – UAS) e dos os vehículos aéreos de combate não tripulados (Unmanned Combat Aerial Vehicles – UCAV), operando em meia altitude e grande alcance (Medium Altitude Long Endurance – MALE).
Alenia e Cassidian têm como objetivo reforçar seu know-how tecnológico e assim conseguir liderar el mercado dos UAS. Este acordo permitirá a ambas empresas analizar os requisitos de seus respectivos governos no campo dos UAS e de uma forma criar uma aliança estratégica e ampliar sua participação no mercado global de UAS.
Giuseppe Giordo, CEO de Alenia Aeronautica e Alenia Aermacchi, que também é o responsável pelo sector aeronáutico da Finmeccanica, comentou: “A assinatura deste acordo é importante para a Alenia Aeronautica porque irá nos permitir colaborar com una empresa competente no setor dos UAS e aumentar nossas capacidades de projeto, pesquisa, integração e apoio em um sistema completo para o mercado internacional, civil e militar. O campo dos UAS tem uma importância estratégica para o futuro dos programas da Alenia Aeronautica. Estamos seguros de que este acordo nos permitirá ser-mos mais competitivos neste mercado em rápida expansão”.
Bernhard Gerwert, Chief Operating Officer da Cassidian, assinalou: “Analizaremos a posibilidade seguir colaborando com Alenia Aeronautica nos temas relacionados com os UAS MALE da próxima geração, como por ejemplo, o Talarion. Este UAS é grande importância para o sector da aviação militar da Europa porque realizará missões de segurança governamental e também aplicações comerciais que não podem ser realizadas com as soluções atuais nem com seus derivados."
Talarion é o programa europeo para a nova geração de sistemas aéreos não tripulados (Unmanned Aircraft System – UAS) de media altitude e grande alcance (Medium Altitude Long Endurance – MALE). que atenderá os requisitos iniciais da França, Alemanha e Espanha em futuras missões não tripuladas de vigilância e reconhemento a longa distância. O primeiro vôo do prototipo está previsto para 2015, e as entregas dos primeiras unidades produzidas em 2018.