A CASSIDIAN, a divisão de defesa e segurança da EADS, desenvolveu o radar mais poderoso do mundo para a vigilância do campo de batalha para uso pelas Forças Armadas Alemãs. Incorporando uma combinação das tecnologias mais recentes, este radar de vigilância do solo, que recebeu a designação de "Bodenüberwachungsradar" (BUR), no Exército Alemão, pode rastrear movimentos no terreno, no ar rente ao solo e sobre a água, anteriormente inatingíveis com velocidade, precisão e confiabilidade .
Depois de ser aceito pelo Instituto Federal Alemão de Defesa Tecnologia e Aquisições (BWB) e um teste complementar pelo exército, o projeto de desenvolvimento do radar de vigilância terrestre, foi concluído com êxito com a entrega de dois sistemas e um conjunto de equipamentos de oficina móvel. Isso prova a viabilidade do sistema e mostra que a pré-condição para a planejada aquisição de 48 sistemas do BUR foram atendidas.
"O sistema BUR representa um salto quântico na área de vigilância de campo de batalha", explicou o Dr. Elmar Compans, Chefe de Sensores e Guerra Eletrônica da Cassidian. Compans disse: "Com esse sistema, o exército alemão pode preencher uma lacuna na sua capacidades na área de vigilância, reconhecimento e inteligência, aumentando significativamente o seu desempenho e a proteção de seus soldados."
O sistema BUR é baseado na mais recente tecnologia de controle eletrônico scan "AESA" ( varredura eletrônica ativa), que abre novas possibilidades para a detecção e vigilância. Graças ao manuseio do feixe eletrônico, o radar pode executar tarefas múltiplas de reconhecimento, ao mesmo tempo, alcançando assim um nível muito maior de eficiência e confiabilidade em relação aos radares mecanicamente digitalizados. Cada sistema BUR pode, portanto, assumir as tarefas de vários radares convencionais.
Os radares BUR serão instalados no veículo blindado DINGO 2 fabricados pela empresa Krauss-Maffei Wegmann. A operação do sistema e do radar é totalmente feita a partir do interior protegido, sem a tripulação ter que deixar o veículo. O alto desempenho do radar é em devido ao grande número de modulos transmissores e receptores (T / R) na antena, que são feitos com materiais especiais capazes de operar em HF e são desenvolvidos e fabricados na planta da Cassidian, em Ulm, Alemanha, em ambientes especiais de sala limpa .
A empresa CASSIDIAN é pioneira nesta tecnologia na Europa