Documento traz retrato e perspectivas do novo setor em desenvolvimento
As chamadas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (do inglês Electric Vertical Take-Off and Landing – eVTOLs) estão no centro das discussões sobre o futuro da aviação. O desenvolvimento desse novo modelo de aeronave criou uma expectativa em toda a cadeia do setor aéreo, como fabricantes e operadores, mas também tem fascinado os futuros viajantes.
Para contextualizar o assunto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apresenta seu primeiro relatório sobre o segmento, o Panorama Advanced Air Mobility (AAM), em português Mobilidade Aérea Avançada.
O documento foi lançado na quarta-feira, 9AGO2023, durante a feira LABACE 2023, em São Paulo (SP). O Panorama AAM traz um retrato sobre a fase de desenvolvimento dos equipamentos, suas diferenciações, as tecnologias aplicadas, as barreiras a serem superadas, o papel da ANAC para propiciar que o mercado possa desenvolver as melhores soluções alinhadas à segurança dos equipamentos e das operações, e como o Brasil pode estar na vanguarda da regulamentação.
No mercado, tem se formado um consenso de que ainda existem desafios, a exemplo da implementação de sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, da limitação da autonomia das baterias elétricas e da estrutura física como os “vertiportos”.
As principais fabricantes preveem o início das operações de eVTOLs para 2025-2028.
O Panorama Advanced Air Mobility é uma carta aberta da ANAC à sociedade apresentando de maneira simples, descomplicada e realista o que foi feito até o momento e alguns dos principais desafios para o amplo aproveitamento desse novo meio de transporte, passando desde a certificação do equipamento, a qualificação dos profissionais de manutenção e pilotos, até às estruturas de navegação e operação.
No documento de 35 páginas, aberto por comentários introdutórios e de contextualização, a ANAC começa com uma discussão sobre sua visão sobre as principais entidades do ecossistema AAM – a aeronave, os casos de uso, as tecnologias e a infraestrutura – a questão das expectativas infladas sobre o setor emergente e os principais desafios enfrentados hoje pela indústria, reguladores e outros grupos interessados.
Entre os principais desafios discutidos estão – ciclo hype e maturidade, desenvolvimento e certificação, produção, infraestrutura, custos operacionais, investimentos e impactos no controle de tráfego aéreo. A ANAC então discute até que ponto as três áreas de regulamentação – normalização, certificação e supervisão – são ou podem ser impactadas por casos de uso atuais e propostos e implementações de AAM.
Passando de um modo de discussão geral para temas mais relacionados à certificação, responsabilidade específica da Agência, o documento passa a apresentar o roteiro de certificação da ANAC, suas etapas atuais e futuras, incluindo informações resumidas sobre a solicitação de EVE e Lilium para certificação de suas implementações atuais perante a Agência, em coordenação com a FAA e a EASA, e a Força-Tarefa do Conselho de Supervisão de Certificação eVTOL.
Com base na sua visão e estudos sobre para onde vai a AAM global, e na experiência adquirida através do trabalho com EVE e Lilium, é descrito um conjunto de ações internas, seguidas de um conjunto de ações de coordenação local e internacional, envolvendo também a ICAO, e certos grupos de padronização ASTM, SAE e EUROCAE, comitês. Os acordos de cooperação com outras CAA, bem como um plano de comunicação com as várias instituições e partes interessadas relacionadas com a AAM fazem também parte das suas atividades de curto prazo.
Íntegra do documento Panorama Advanced Air Mobility apresentado abaixo assim como a oportunidade de download e tenha uma boa leitura.