AQUILA: MBDA lidera consórcio Europeu de Interceptador de ameaças hipersônicas
O domínio estendido da defesa aérea apresenta desafios crescentes com ameaças complexas e de rápido crescimento, como mísseis balísticos de manobra, mísseis de cruzeiro hipersônicos e veículos planadores hipersônicos. Essas novas ameaças precisam ser abordadas por soluções de interceptação dedicadas para garantir a proteção eficiente de ativos domésticos de alto valor e implantações operacionais nas próximas décadas.
A MBDA trabalhou por mais de cinco anos em opções inovadoras para defesa aérea contra-hipersônica, com base em nossa experiência no interceptador antimísseis ASTER e em nosso profundo conhecimento de ameaças. Este é o projeto AQUILA, propondo os mais valiosos conceitos de interceptadores contra-hipersônicos para as nações europeias, juntamente com um portfólio de defesa de área global com outros produtos de defesa aérea da MBDA.
Em março de 2023, a MBDA foi convidada com seus parceiros para licitar um estudo de arquitetura conceitual e maturação tecnológica de um interceptor endoatmosférico contra as novas ameaças emergentes de ponta.
HYDIS² é o estudo HYpersonic Defense Interceptor proposto pela MBDA com um consórcio que reúne 19 parceiros e mais de 30 subcontratados em 14 países europeus
Os membros do consórcio são grupos de defesa, instituições, PMEs, mid-caps e universidades, todos com forte e reconhecida expertise nas principais tecnologias/áreas necessárias para o estudo desse novo interceptor. O consórcio reúne as melhores competências nos domínios dos mísseis de toda a União Europeia, com as mais altas referências científicas aeronáuticas, e atores em novos domínios para enfrentar o desafio do contra-hipsónico.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse: “Este projeto oferece um benefício europeu significativo, contribuindo para a resiliência europeia e a soberania tecnológica ao melhorar a cooperação e a interoperabilidade entre os países da UE. Este projeto também contribuirá para reforçar a indústria de sistemas de mísseis soberanos na Europa, sustentando e desenvolvendo conhecimentos, tecnologias e materiais críticos; aumentando assim a competitividade industrial europeia. As tecnologias no domínio hipersônico estão evoluindo e é uma prioridade para a MBDA permanecer na vanguarda da inovação, orientando a Europa em direção à solução mais eficiente para combater as ameaças hipersônicas.”
O objetivo do HYDIS² é projetar vários conceitos de interceptadores e amadurecer as tecnologias críticas associadas para oferecer a melhor solução de interceptação que atenda às necessidades dos quatro estados membros – França, Itália, Alemanha e Holanda – e lide com o programa de capacidade europeu TWISTER. Este é um elemento central do contributo dos Estados europeus para a missão de defesa das populações e das forças armadas, em particular contra as ameaças hipersónicas emergentes que constituem uma mudança radical face às balísticas.
França, Alemanha, Itália e Holanda já confirmaram seu apoio e compromisso assinando uma Carta de Intenções e concordando com os Requisitos Comuns Iniciais.
Sobre o MBDA
A MBDA é um grupo europeu multinacional único, líder mundial no campo de sistemas de armas complexos, desempenhando um papel fundamental na manutenção da segurança das nações. Criada com o espírito de cooperação internacional, a MBDA e seus mais de 14.000 funcionários trabalham juntos para apoiar a soberania nacional da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido e outros países aliados em todo o mundo. Como um acelerador de inovação, a MBDA é o único grupo europeu capaz de projetar e fabricar armas complexas para atender a toda a gama de requisitos operacionais atuais e futuros das três forças armadas (terra, mar e ar). A MBDA é propriedade da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).