Na recepção ao voo com ajuda humanitária, a parir da esquerda, Consul Geral da Itália em Porto Alegre Valério Caruso, Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o cidadão ítalo-brasileiro Sr Kaiser Konrad, e o comandante da BACO, Ten Cel Thiago Romanelli.
Chegou hoje, 29 Maio 2024, à Base Aérea de Canoas, BACO, um voo carregado com 30 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo Governo da Itália à população do Rio Grande do Sul, vítima de enchentes.
A aeronave Boeing 767 vinda de Brindisi trouxe equipamentos especializados para emergências humanitárias, suprimentos médicos e medicamentos para atendimento de mais de 100 mil pessoas por um período de até três meses, tendas para 4500 pessoas, 5 geradores de 60 kVA/h, 2 potabilizadores capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia e 4 tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável.
Trata-se de uma das mais importantes doações internacionais feitas à população gaúcha. O Rio Grande do Sul possui uma das maiores colônias italianas do mundo, com mais de 120 mil cidadãos italianos e estima-se que haja no estado cerca de 4,5 milhões de pessoas com descendência italiana, correspondendo a 40% da população total do estado do Rio Grande do Sul.
A ajuda humanitária foi recebida pelo Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o Cônsul Geral em Porto Alegre Valério Caruso, o cidadão ítalo-brasileiro Kaiser Konrad, o Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro Vincent Dang e o comandante da BACO, Ten Cel Thiago Romanelli, além de representantes da comunidade italiana e da classe política gaúcha.
Neste mês, o Rio Grande do Sul celebra os 150 anos da colonização italiana.