Operação ocorreu nesta sexta-feira (14/06) e envolveu o deslocamento de equipamentos e militares
Agência Força Aérea, por Tenente Kelly
Interrompidas desde as 17 horas do dia 03/06, as operações aéreas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), geraram uma retenção de aeronaves que, agora, começa a ser sanada com apoio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), unidade pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesta sexta-feira (14/06), controladores de voo se deslocaram para apoiar a decolagem de oito aeronaves de pequeno porte que estavam retidas em hangares do aeródromo.
De acordo com o Capitão Luis Alberto Marquetti, Chefe da Seção de Operações do DTCEA-CO, esta foi a segunda missão do tipo realizada em menos de uma semana. “Nós temos controladores de tráfego aéreo que são da Torre Porto Alegre, conhecem a área e operavam, aqui, antes do fechamento do aeroporto”, destacou.
Além dos profissionais, a operação ainda exigiu o deslocamento de equipamentos que garantiram a decolagem segura das aeronaves. “Dessa forma, conseguimos proporcionar o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, passando autorização de plano de voo, dados meteorológicos e outros requisitos previstos para decolagens em condições visuais de aeródromo dotado deste serviço”, complementou.
Na primeira etapa da operação, realizada no dia 08/06, outras oito aeronaves foram deslocadas. Todas elas permaneceram impossibilitadas de decolar devido às enchentes que afetaram o sítio aeroportuário, na capital gaúcha.