Helsinque, Finlândia – setembro – A ICEYE, líder mundial em operações de satélites de radar de abertura sintética (SAR) para observação da Terra, monitoramento persistente e soluções para catástrofes naturais, anunciou a assinatura do contrato para o Axis 1.2 do Projeto Espacial do Satélite Nacional Grego (programa de radar) para a Agência Espacial Grega e o Ministério Grego de Governança Digital, juntamente com a Agência Espacial Europeia.
O Axis 1.2 abrange o segmento espacial SAR grego e inclui imagens de radar e o desenvolvimento de um sistema de observação grego com dois satélites SAR da ICEYE e seus lançamentos.
Além dos satélites soberanos, a Grécia também terá acesso à constelação de satélites SAR existente da ICEYE, a maior do mundo, e poderá começar a monitorar suas áreas de interesse enquanto desenvolve suas capacidades espaciais.
Desde 2018, a ICEYE lançou 38 satélites para sua própria constelação e para uso de seus clientes internacionais. A entrega das imagens SAR do ICEYE para o governo da Grécia deve começar imediatamente, proporcionando acesso rápido para monitorar as áreas de interesse relevantes.
Depois disso, os satélites estão programados para uma entrega rápida, possibilitada pelos recursos de produção rápida da ICEYE e pelo cronograma de lançamento reservado para os próximos anos. A ICEYE está estabelecendo uma presença mais forte na Grécia para acelerar o crescimento do setor espacial no país, e os satélites serão montados em uma nova instalação da empresa a ser inaugurada na Grécia.
“A ICEYE tem o orgulho de contribuir para a construção do programa espacial do governo da Grécia. Os satélites e dados SAR da ICEYE permitirão que eles monitorem suas áreas de interesse e melhorem sua capacidade de observação nacional para segurança e proteção, incluindo inundações e incêndios florestais, e recursos de conscientização marítima.
O projeto também demonstra a capacidade exclusiva da ICEYE de fornecer um conjunto contínuo de recursos de SAR, abrangendo serviços de dados e fornecimento de satélites. Estamos ansiosos para colaborar com o setor espacial grego e acelerar seu crescimento”, disse Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE.
O Ministro da Governança Digital, Dimitris Papastergiou, disse: “estamos entusiasmados com a parceria com a ICEYE nesse projeto fundamental, que aprimorará as capacidades da Grécia no gerenciamento de desastres e na segurança nacional.
Os satélites SAR desenvolvidos pela ICEYE nos fornecerão informações sem precedentes, permitindo tempos de resposta mais rápidos e gerenciamento mais eficaz de desastres naturais, como enchentes. Essa colaboração demonstra nosso compromisso em aproveitar as tecnologias espaciais de ponta para a segurança e o bem-estar de nossos cidadãos.”
O vice-ministro de Governança Digital, Konstantinos Kyranakis, disse: “este acordo marca um avanço significativo no programa espacial da Grécia. Ao aproveitar o poder dos dados de satélite SAR, melhoraremos muito nossa capacidade de monitorar e proteger as principais áreas de interesse, tanto em terra quanto no mar, sob quaisquer condições de luz e clima. Estamos confiantes de que essa parceria não apenas fortalecerá nossas capacidades de resposta a desastres, mas também impulsionará a inovação no setor espacial grego.”
O Secretário Geral de Telecomunicações e Correios, Prof. Konstantinos Karantzalos, disse: “projetamos e agora estamos implementando um ambicioso programa de satélites que aumentará significativamente nossos recursos de upstream e downstream.
Com o contrato firmado hoje entre a ESA (Agência Espacial Europeia) e o consórcio liderado pela ICEYE, enfatizamos as aplicações de monitoramento de sensoriamento remoto de uso duplo 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo detecção de objetos e vigilância com base em radar de altíssima resolução”.
“A atribuição do desenvolvimento da Constelação SAR grega à ICEYE é uma prova do compromisso contínuo da Agência em apoiar as iniciativas nacionais dos Estados-Membros da ESA e demonstra a capacidade única da agência de maximizar os benefícios cruzados de todas essas iniciativas, fornecendo uma estrutura unificada para o intercâmbio de observações entre os Estados-Membros e em benefício deles.
A inclusão da capacidade de observação SAR de banda X da ICEYE no Projeto Espacial Nacional de Satélites da Grécia é mais um exemplo poderoso de tecnologias espaciais que proporcionam benefícios imediatos e essenciais aqui na Terra”, disse a Diretora de Programas de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia, Simonetta Cheli. Realizado sob um contrato da ESA no âmbito do Greek National Satellite Space Project.
As opiniões expressas neste documento não podem, de forma alguma, ser consideradas como reflexo da opinião oficial da União Europeia/Comissão Europeia/Agência Espacial Europeia/Ministério Grego da Governança Digital. Os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e a União Europeia/Comissão Europeia/Agência Espacial Europeia/Ministério Grego de Governança Digital não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações aqui contidas.
A ICEYE oferece recursos inigualáveis de monitoramento persistente para detectar e responder a mudanças em qualquer local da Terra, com mais rapidez e precisão do que nunca. Possuindo a maior constelação de satélites de radar de abertura sintética (SAR) do mundo, a ICEYE fornece percepções objetivas e quase em tempo real, garantindo que os clientes tenham acesso inigualável a dados acionáveis, dia ou noite, mesmo em condições ambientais desafiadoras. Como parceira confiável de governos e indústrias comerciais, a ICEYE fornece inteligência em setores como seguros, resposta e recuperação de catástrofes naturais, segurança, monitoramento marítimo e finanças, possibilitando a tomada de decisões que contribuem para a resiliência da comunidade e o desenvolvimento sustentável. A ICEYE opera internacionalmente com escritórios na Finlândia, Polônia, Espanha, Reino Unido e EUA. A empresa tem mais de 700 funcionários, inspirados pela visão compartilhada de melhorar a vida na Terra, tornando-se a fonte global da verdade em Observação da Terra.