Search
Close this search box.

Trend Micro alerta: número de acessos a URLs de phising tem aumento de 82%

Nos últimos anos, o ambiente de informática sofreu grandes mudanças e, paralelamente, os cibercriminosos foram adequando os ataques para lidar com a nova realidade, sempre focando nas táticas mais rentáveis e, ao que tudo indica, os esforços do momento têm se voltado à engenharia social, se aproveitando da vulnerabilidade da credibilidade humana.

Conforme o estudo Round Up de 2018 da Trend Micro – que apresenta anualmente dados do cenário de ameaças, destacando os principais riscos -, 2018 registrou um aumento de 82% no número de acessos a URLs de phising bloqueados pela Trend Micro, na comparação com o ano anterior.

Esse tipo de ataque é antigo e permanece ocorrendo principalmente por meio de e-mails, mas os cibercriminosos tem explorado novos meios de comunicação, como plataformas de bate-papo, SMS e chamadas de voz. “O foco em ataques por e-mail é também exacerbado pela dependência dos consumidores, já que os serviços on-line ainda exigem que os usuários tenham um endereço de e-mail ligado à conta. Enquanto no mundo corporativo, a adoção do software como serviço (SaaS) aumenta o valor das credenciais de login, para os cibercriminosos, tornando-os alvos viáveis ?? para golpes de phishing”, afirmou Tales Casagrande, especialista em cibersegurança da Trend Micro.

Segundo dados do estudo, houve um aumento de 319% no número de URLs de phishing bloqueados pela Trend Micro que se apresentam como páginas de login do Microsoft Office 365 e do Outlook.

Os dados do Round Up mostram ainda que os esquemas de Comprometimento de E-mail Empresarial (BEC na sigla em inglês) tiveram um aumento de 28% em 2018, em comparação com 2017.

Segundo Casagrande, enquanto ataques de phising podem ser disparados contra um grande número de pessoas, o número dos ataques de BEC é baixo e direcionado, na medida em que exige um preparo maior e estudo via engenharia social, com isso, suas tentativas têm maior chance de sucesso.

Para acessar a versão completa do estudo Round Up, clique aqui.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter