A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça – SESGE/MJ, os secretários de segurança pública dos doze estados-sede da Copa do Mundo e os três estados escolhidos como centros de treinamento e assessores se reuniram para tratar de diversos assuntos relacionados à integração das ações durante o mundial.
A reunião contou com a participação do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que ressaltou a integração das atividades e aos investimentos em tecnologia, inteligência e capacitação das forças de segurança pública para atuação na Copa do Mundo.
O Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, reforçou a confiança que a SESGE tem na parceria com os estados, dizendo que “mesmo com o envolvimento de instituições federais, a operação é fundamentalmente dos estados. Quem vai fazer a operação são vocês”.
A reunião aconteceu em Brasília e faz parte do planejamento para o início das operações de segurança, que acontecerá 20 dias antes da Copa do Mundo. A Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki também participou do evento, que teve ainda a presença dos setores de inteligência, operações e projetos especiais da SESGE.
Taça da Copa do Mundo chega ao Brasil
com esquema especial de segurança
A Taça da Copa do Mundo começou a ser exibida aos brasileiros nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, em um tour que vai percorrer todas as capitais do país por 41 dias. Ela chegou ao Brasil depois de passar por 89 países.
A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça- Sesge/MJ participou do planejamento e acompanha a operação de segurança. Durante o deslocamento da taça em cada capital, o comboio terá batedores das forças de segurança pública locais.
A previsão é que mais de 300 mil pessoas visitem os locais de exibição, que contarão com profissionais de segurança privados, contratados pela empresa responsável pelo evento.
O evento no Maracanã vai durar até sexta-feira. A taça ficará exposta ao público todos os dias entre as 9h e 21h. A entrada é no portão 3 do estádio. Em seguida ela viaja para Porto Alegre e depois para as demais capitais, até São Paulo, onde chega em 29 de maio, antes da abertura do Mundial, com o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians.
Confira o calendário de exibição da taça da Copa do Mundo no Brasil
Rio de Janeiro – Maracanã – 22 a 25 de abril
Porto Alegre – Barra Shopping Sul – 26 e 27 de abril
Belo Horizonte – Shopping Del Rey – 28 e 29 de abril
Salvador – Salvador Shopping – 30 de abril e 1 de maio
Cuiabá – Estádio Verdão/Aecim Tocantins – 2 de maio
Curitiba – Park Shopping Barigui – Centro Cultural – 3 de maio
Florianópolis – Centro Sul Convention Center – 4 de maio
Campo Grande – Shopping Campo Grande – 6 de maio
Goiânia – Centro de Convenções Goiânia – 7 de maio
Vitória – Shopping Vitória – 8 de maio
Aracaju – Shopping Jardins – 9 de maio
Maceió – Shopping Pátio Maceió – 10 de maio
João Pessoa – Estação Cabo Branco – 11 de maio
São Luís – Shopping da Ilha – 13 de maio
Palmas – Capim Dourado Shopping – 14 de maio
Macapá – Marco Zero – 15 de maio
Boa Vista – Praça Centro Cívico – 16 de maio
Rio Branco – Sesi Rio Branco – 17 de maio
Porto Velho – Mercado Cultural de Porto Velho – 18 de maio
Manaus – Shopping Amazônia – 19 de maio
Belém – Espaço São José Liberto – 20 de maio
Teresina – Parque Nova Potycabana – 21 de maio
Natal – Natal Norte Shopping – 22 de maio
Recife – Shopping Recife – 23 e 24 de maio
Fortaleza – Shopping Iguatemi – 25 e 26 de maio
Brasília – Estacionamento Mané Garrincha – 27 e 28 de maio
São Paulo – 29 de maio a 1 de junho