Rio de Janeiro (RJ) – O Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizou, no dia 27 de dezembro, a solenidade que marcou o fim do período de intervenção federal na área de Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Palácio Duque de Caxias e homenageou, com moedas comemorativas, personalidades civis e militares que contribuíram de maneira relevante para a Intervenção Federal.
Também foi entregue, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes ao Interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, General-de-Exército Walter Souza Braga Netto, e ao Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, General-de-Divisão Richard Fernandez Nunes.
Estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades:
– Governador em exercício, Francisco Dornelles;
– Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas;
– Ministro da Justiça, Torquato Jardim;
– Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Estadual André Ceciliano;
– Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Milton Fernandes, e,
– demais autoridades civis e militares.
A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pelo Governo e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Foi instituída pela Resolução nº 359, de 1989, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado.
Amanhã encerraremos uma etapa fundamental para o retorno à normalidade da segurança pública no estado do RJ. A intervenção federal cumpriu sua missão. Estarei presente na cerimônia que caracterizará o término da operação. #ObrigadoSoldado #JuntosPeloRJ. pic.twitter.com/4ftF7PjGQW
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 27 de dezembro de 2018
A moeda comemorativa alusiva ao encerramento da Intervenção Federal destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas organizações militares que tenham participado e praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do êxito das atividades desenvolvidas durante a Intervenção.
O Comandante Militar do Leste, General-de-Exército Walter Souza Braga Netto, é condecorado com a Medalha Tiradentes pelo governado do Estado do RJ.
O Comandante Militar do Leste, General-de-Exército Walter Souza Braga Netto, discursa sendo observado pelo ex-comandante do Exército General Enzo Peri.