Militares do Esquadrão Harpia, da Força Aérea Brasileira, participaram de instrução a 89 militares do Exército Brasileiro, de Forças Estrangeiras e da Polícia Militar.
A capacitação ocorreu na última quarta-feira (01/04) e faz parte do Curso de Operações de Guerra na Selva (CIGS), promovido pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Durante 12 semanas, oficiais e graduados receberam instruções para que possam cumprir missões em áreas inóspitas da Amazônia.
No Módulo de Operações Aeromóveis, a equipe de resgate do esquadrão da FAB, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), orientou os militares sobre técnicas de infiltração com helicópteros, com o uso de rapel e fast rope, em que a descida da aeronave é realizada por meio de corda.
De acordo com o Chefe da equipe de Busca e Salvamento, Tenente Helder Calenzani Alpoim, o objetivo foi capacitar os alunos para missões reais. “Por meio desses métodos, é possível inserir o maior número de militares em um menor tempo possível em ambientes hostis.
Vale lembrar que, em algumas regiões como essa aqui, não existe área para pouso do helicóptero”, afirmou.