Na manhã de quarta-feira, dia 3 de Fevereiro do 2021, o SIMDE (Sindicato Nacional dos Materiais de Defesa) fez uma apresentação no Comando Militar do Leste (CML), sobre os excelentes resultados da parceria firmada entre a Câmara Setorial de Blindagem Automotiva do SIMDE com o Exército Brasileiro.
Isso vem possibilitando que as empresas do estado do Rio de Janeiro tenham maior conhecimento técnico das exigências da legislação sobre blindagem e se adequem a elas de forma mais ágil.
A apresentação foi aberta pelo presidente do Sindicato, Carlos Erane de Aguiar, e conduzida pelo presidente da Câmara de Blindagem, Renato Reis. Além do comandante do CML, general André Luiz Silveira, estava presente o chefe do Serviço de Fiscalização e Produtos Controlados da 1ª Região Militar, coronel Fábio El-Amme Paranhos.
Clique na imagem para expandir
Em sua fala, Carlos Erane explicou que o sindicato tem empresas de diversos ramos, de armas e munições letais a não-letais, setor aeroespacial, naval, metalúrgicas, representação comercial, sistemas, além de serviços, alimentos, saúde, segurança e blindagem automotiva. Por isso, disse, foram criados vários comitês temáticos, como a câmara de blindados, “representando dessa maneira os interesses dos setores”.
O General-de-Divisão André Luiz Silveira eligiou a iniciativa do SIMDE de buscar o contato com a região militar para facilitar o entendimento sobre os trâmites relativos a fiscalização dos produtos controlados.
“Isso é benéfico para ambas as partes. A presença da câmara de blindagem e das empresas que compõe a câmara, pelo menos uma boa parte delas aqui representadas, faz com o que a gente entenda as dificuldades do setor e também mostre o nosso lado. Ou seja, essa aproximação, essa parceria vão gerar resultado e o resultado tem de ser entregue. E qual é a entrega? É a emissão em tempo útil das autorizações e certificações necessárias”, resumiu o general.