Série de matérias sobre a participação do Brasil na UNIFIL
EXCLUSIVO – Brasil se retirará da UNIFIL Presidência da República – 22 AGO 2019 UNIFIL – Defesa e Marinha em nota repondem à DefesaNet Brasil volta a mirar o Atlântico Sul, mas enfrenta limitações militares SisGAAz – 24 AGO 2019 UNIFIL – As implicações e os perigos da Operação Presidência da República – 23 AGO 2019
|
Na matéria “EXCLUSIVO – Brasil se retirará da UNIFIL Link” DefesaNet menciona o possível término da participação brasileira na Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL), que participa desde 2011, como parte da Força-Tarefa Marítima (FTM), por solicitação de Israel.
“Os motivos apresentados por Israel foram que a Força Brasileira tem rastreado, nos radares, as aeronaves israelenses quando operam na região, Líbano ou em rota para a Síria. Israel não quer repetir o incidente do USS Liberty, quando em 1967, no ataque ao Egito as aeronaves da Aviação Israelense atingiram o navio de inteligência americano. No ataque morreram 34 marinheiros americanos.”
Pedimos aos leitores que observem este vídeo produzido entre os anos de 2012/2013 pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM). As palavras do Capitão-de-Fragata Ricardo Fernandes Gomes, comandante da Fragata União, detalham com clareza o que foi mencionado na reportagem. (Nota este vídeo foi indicado por um leitor posterior à publicação da matéria)
Quanto às posições do Ministério da Defesa e do Comando da Marinha do Brasil DefesaNet confia em suas fontes.
Observar citações após 1min 40s