Rosoboronexport S.A. (parte da Corporação de Estado ROSTEC) participa da exposição russa na Feira de Defesa e Segurança da América Latina LAAD 2017. O evento é realizado de 4 a 7 de abril, no RIOCENTRO, Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério da Defesa do Brasil.
A delegação oficial russa na LAAD 2017 é liderada por Anatoly Punchuk, o vice-diretor do Serviço Federal para Cooperação Técnico-Militar da Rússia. O chefe da delegação da Rosoboronexport é o Director-Geral Adjunto desta empresa, Sergey Ladiguin.
"A Rússia considera a América Latina uma das regiões mais promissoras na área do desenvolvimento da cooperação técnico-militar. Hoje, a Rosoboronexport participa de vários concursos (concorrencias) ou contempla projetos de fornecimento de aviões, helicópteros e sistemas de defesa antiaérea à Argentina, Brasil, Colômbia, México, e Peru.
Além disso, os países da região mostram interesse por armas e equipamentos militares que possam ser usados por agências de aplicação da lei para combater o crime, o terrorismo, e o tráfico de drogas", – disse Sergey Ladiguin.
A exposição russa conjunta, incluindo quatro maiores empresas da indústria nacional de defesa, ocupa uma área de mais de 170 metros quadrados no Pavilhão 3 (estande P.50), com mais de 350 objetos expostos. A Rosoboronexport trouxe para o Rio de Janeiro mais de 180 itens de armas e de equipamento militar para todos os ramos das forças armadas.
Os especialistas das empresas exportadoras acreditam que entre outros artigos apresentados na feira, os mais promissores na área da aviação seriam o avião de treino e de combate Yak-130, o avião de ataque e luta antisuperfície MiG-29M, e o caça multimissão supermanobrável Su-35.
Na área de helicópteros, os clientes estrangeiros podem ter interesse pelos helicópteros russos de combate Mi-28NE, o Ka-52, o Mi-35M, pelos helicópteros pesados de transporte Mi-26T2, helicópteros ligeiros multirole Ansat, bem como, o Mi-17, helicóptero de transporte militar.
Além disso, os países parceiros da Rússia na região têm manifestado interesse por sistemas de defesa antiaérea, por exemplo, o complexo de defesa antiaérea míssil-canhão Pantsir-S1, os mísseis antiaéreos portáteis Igla-S e o sistema de defesa antiaérea Antey-2500.
Muita atenção nos países da região suscitam os produtos apresentados pela
Rosoboronexport são destinados a equipar tanto as forças armadas como unidades especiais de combate ao terrorismo e ao crime.
Entre eles, figuram o carro especial VPK-233136 Tigre, veículos blindados de transporte de infantaria BTR-82A e BTR-80, veículos de combate de infantaria BMPW, metralhadoras Kalashnikov de vários tipos e uma das recentes armas da família Kalashnikov chamada Pechenegue.
Além disso, os visitantes poderão ver as embarcações de patrulha 14310 Mirage, 12200 Sobol, e 12150 Mongoose, de especial interesse para a Marinha.
Ainda por cima, os peritos da Rosoboronexport esperam que as delegações dos países da região tenham um interesse crescente pelos produtos de empresas russas destinados a navegar nas extremas condições do Ártico, em particular, navios hidrográficos.
Rosoboronexport, S.A. é a única Empresa Pública na Rússia autorizada a exportar/importar toda a gama de produtos, tecnologias e serviços militares e de dupla utilização. A Rosoboronexport integra a Corporação Estatal Rostec.
A Rosoboronexport, constituída em 04 de Novembro de 2000, é um dos líderes do mercado mundial de armas. A Empresa é responsável por mais de 85% das exportações russas de material bélico.
A Rosoboronexport coopera com mais de 700 empresas e organizações do Complexo Industrial de Defesa da Rússia. A Rússia mantém relações de cooperação no domínio técnico-militar com mais de 70 países do Mundo.