O Seminário Internacional de Defesa ainda não havia iniciado oficialmente, mas as atividades paralelas já estavam em pleno funcionamento no primeiro dia do evento, que é o marco do Polo de Defesa de Santa Maria.
Além da Sala do Investidor Itinerante, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), que atende empresas interessadas em conhecer os instrumentos de apoio do Estado, o SEBRAE está coordenando a Primeira Rodada de Negócios do Polo de Defesa de Santa Maria.
O objetivo da Rodada de Negócios é criar oportunidades de micro e pequenas empresas se encontrarem com empreendedores para vislumbrar a concretização de bons investimentos no setor de defesa.
A Primeira Rodada de Negócios do Polo de Defesa de Santa Maria reuniu 60 empresas para a troca de informações com 9 empreendimentos âncoras compradores – entre eles Marinha, Exército e Aeronáutica. Segundo o gestor de projetos de indústria do SEBRAE, Leandro da Silva Policarpo, a rodada proporciona uma aproximação entre vendedores e compradores:
– Esta é uma oportunidade de criar um canal para que pequenas empresas cheguem até potenciais compradores, e até mesmo nas organizações que não se instalaram ainda no município.
Esperamos ter bons resultados nos negócios que podem surgir dessa rodada. O I Seminário Internacional de Defesa inicia às 18h com o credenciamento dos participantes e tem sua abertura oficial às 18h30 com a presença de autoridades civis e militares, prefeito municipal, representantes de instituições de ensino, políticos, entre outros.
O SEMINDE tem patrocínio do Governo do Estado do RS, através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, apoio do SEBRAE, e coordenação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM, COMDEFESA/FIERGS, Santa Maria Tecnoparque e Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Marielle Flôres