Temos o privilégio de recebê-los hoje em São José dos Campos, no Parque Tecnológico da UNIVAP onde está localizada a Optovac/Sagem Defesa e Aeronáutica para celebrar a produção no Brasil do primeiro sistema de controle de voo do helicóptero EC 725.A transferência desta primeira linha de produção foi anunciada pela Sagem após a aquisição da Optovac em Junho de 2012 e esta promessa foi cumprida em 2013.A implementação desta linha de montagem de AFCS é o primeiro passo no plano da expansão da Sagem no Brasil.
Hoje gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram e apoiaram durante este ano de implementação da Sagem no Brasil.Em primeiro lugar queria agradecer Turbomeca do Brasil e, particularmente, François Haas, quem nos apoiou com seu conhecimento do Brasil e ofereceu toda sua ajuda neste projeto.Quero também agradecer Sergio Nobre quem me recebeu na empresa dele no brazil e que me levou pela primeira vez até o Campus da UNIVAP.Agradeço a Prefeitura de São José dos Campos, e particularmente o prefeito Carlinhos de Almeida, Sebastão Cavali e Luciana Bravo que deu um forte apoio para a realização dos processos administrativos para instalar a Optovac em São José dos Campos.Quero agradecer a Eduardo Bastose sua equipe do Parque Tecnológico da Univap, que nos ofereceu um estabelecimento comercial adequado às nossas necessidades.A empresa Tinoco, que realizou o trabalho de adaptação da estrutura em um prazo recorde, apesar de todas as dificuldades e exigências dos franceses.Ibrahima Traoré, quem trouxe sua experiência e seu apoio total à implementação desta linha de produção e sem o qual a auditoria de qualidade não teria podido ser realizada.Agradeço toda equipe de Helibras por ter sido paciente e ter nos apoiado com confiança total, e o General Laerte, quem foi o primeiro cliente que eu tive honra a receber na Optovac.
Uma das etapas principais desta transferência de tecnologia foi o treinamento dos técnicos da Optovac na França, iniciado em novembro de 2012, e complementado pela Assistência Técnica da equipe Sagem que veio e ainda está vendo ao Brasil.Este treinamento na França foi a primeira experiência dos técnicos em diversas áreas : nenhum havia viajado de avião antes,nenhum possuía passaporte e aterrizaram em París sem falar uma palavra em francês. Eles até viram lá a neve pela primeira vez.A recepção na França foi muito bem organizada, com um tradutor ao lado dos técnicos brasileiros durante todo o treinamento e, finalmente, uma grande quantidade de pessoas na Sagem fala Português, muito mais que aqueles que falam inglês ! Os técnicos da Optovac voltaram com muito entusiasmo e uma sede para continuar a aprender. Eles integraram e validaram com sucesso os primeiros AFCS no Brasil.
Hoje comemoramos a entrega dos primeiros AFCS da Sagem montados no Brasil, e acredito que Optovac seja a primeira empresa no Brasil a montar localmente este tipo de produto.Graças à esta primeira linha de montagem, temos a capacidade de propor a manutenção dos Pilotos Automáticos no Brasil, e podemos trazer aos nossos clientes o suporte técnico esperado e necessário para uma variedade de produtos de alta tecnologia.A disponibilidade de helicópteros será melhorada graças à manutenção local realizada pela primeira vez no Brasil.A estratégia da Safran no Brasil é estar presente ao lado de nossos clientes brasileiros para entender suas necessidades e oferecer-lhes soluções adequadas. A transferência da capacidade de montagem dos sistemas de controle de voo constitui um elemento-chave desta estratégia, o que nos permite anunciar a implantação de uma completa linha de e de integração de optrônica portátil nos próximos meses, que constituirá o próximo passo de nosso crescimento no Brasil.