Brasília (DF), 04/02/2021 – As Forças Armadas prosseguem atuando contra crimes e incidentes ambientais em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental, entre outras áreas federais. As atividades preventivas e repressivas ocorrem no âmbito da Operação Verde Brasil 2.
Na terça-feira (02), os Comandos Conjuntos Amazônia, Norte e Oeste inspecionaram 91 embarcações e 44 veículos. No total, três barcos foram autuados e um apreendido. Além disso, os militares promoveram ações de reconhecimento aéreo de pontos de desmatamento e patrulhamentos fluviais de controle de fronteira.
No mês de janeiro houve intensificação nas ações de monitoramento e fiscalização na região Centro-Oeste do Brasil. No estado do Mato Grosso, foram apreendidos maquinários e ações ilegais foram interrompidas.
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoiaram a Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso com transporte de tropa e ações de combate ao desmatamento. A região fica próxima aos municípios de Sinop (MT) e Marcelândia (MT).
A Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.
A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.
Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente.
Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal.
Ainda participam da missão integrantes da:
– Polícia Federal;
– Policia Rodoviária Federal;
– Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);
– Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio);
– Força Nacional de Segurança Pública;
– Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e,
– Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).