O ministro da Defesa, Celso Amorim, assistiu, nesta quinta-feira, ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) do Exército Brasileiro em apoio à segurança durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2014.
Na ocasião, o chefe do CDCiber, general Paulo Sergio Melo de Carvalho, explicou que o Centro tem atuado de forma exitosa na proteção às infraestruturas estratégicas, como estações de energia e de abastecimento de água, garantindo o ambiente seguro nas redes de comunicações.
O general ainda explicou que vários esforços estão sendo feitos para o fortalecimento da segurança, a produção de respostas a incidentes de redes, a incorporação de lições aprendidas e a proteção contra ataques cibernéticos, além da atualização doutrinária.
Desde maio, cerca de 100 militares das três Forças Armadas atuam em conjunto ao Centro de Coordenação e Defesa de Área (CCDA) e ao Centro Integrado de Comando e Combate Regional (CICCR) nas 12 cidades-sede da Copa. O ministro foi informado também que logo após o término deste evento, já começam os preparativos para dar apoio aos Jogos Olímpicos de 2016.