Para estreitar as relações entre os dois países na área da Base Industrial de Defesa (BID), os Ministérios da Defesa do Brasil e da Itália participaram, no último dia 20 de setembro, de uma reunião na sede da Pasta brasileira, em Brasília.
Na oportunidade, o Secretário da Defesa italiano participou de reunião com o Ministro da Defesa brasileiro, além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e o Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPFIN), todos da Pasta.
Durante o encontro, o Chefe do Escritório de Projetos do Exército e o Chefe da 7º Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica apresentaram os projetos estratégicos das respectivas Forças à delegação.
Já no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro, a delegação italiana reuniu-se com o Diretor-Geral do Material da Marinha, o Diretor Industrial da Marinha, o Diretor de Gestão de Programas da Marinha e o Diretor de Engenharia Naval. Durante o encontro, foram expostos os programas estratégicos da Força Naval, bem como discutidas as possibilidades de cooperação em produtos de defesa.
No mesmo dia, a delegação seguiu para a empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), na qual o Diretor-Presidente da companhia apresentou a missão estratégica institucional da empresa, notadamente no âmbito do gerenciamento de projetos de interesse da Marinha do Brasil. Ainda no Rio de Janeiro, a delegação teve oportunidade de conhecer as instalações e os produtos da empresa Condor Tecnologias Não-Letais.
No dia 22 de setembro, encerrando a visita ao Brasil, a comitiva foi recebida pelo Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos, no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na ocasião, os italianos tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e de visitar o Estaleiro de Construção e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas do Complexo Naval.
Ministério da Defesa da Itália visita Base Industrial de Defesa do Brasil
A comitiva do Ministério da Defesa da Itália vem ao Brasil para realizar uma visita técnica às instituições da Base Industrial de Defesa brasileira. O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de setembro em Brasília e no Rio de Janeiro.
A missão tem por objetivo estreitar as relações entre os dois países na área de Produtos de Defesa, conhecer as capacidades do setor industrial brasileiro e identificar eventuais áreas de cooperação de interesse comum.
A programação em Brasília inclui visita às instalações do Ministério da Defesa (MD) e encontro com o ministro, apresentações das estruturas e do trabalho das Forças Armadas, bem como dos projetos estratégicos da Secretaria de Produtos de Defesa. Já no Rio de Janeiro, a delegação italiana visitará a Diretoria-Geral do Material da Marinha, a Empresa Gerencial de Projetos Navais, a Empresa Condor de Tecnologias Não-Letais, e o Complexo Naval de Itaguaí.