Rízia Rocha
Nesta quarta-feira (22), o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América (Southcom), Almirante Craig Stephen Faller e o Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Raul Botelho foram condecorados em cerimônia no Ministério da Defesa. Na solenidade, o Tenente-Brigadeiro Ar R1 Botelho foi agraciado com a Medalha “Legion of Merit”, entregue pelo Almirante Faller, paraninfo.
Esta condecoração das Forças Armadas dos Estados Unidos da América é, tradicionalmente, destinada a militares americanos, podendo ser imposta a militares e políticos de governos estrangeiros que se destacaram em suas atividades.
Em momento seguinte, o Almirante Faller foi condecorado com a Medalha da Vitória, brasileira, imposta pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos.
A honraria destina-se a agraciar militares e civis estrangeiros que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa brasileiro no cumprimento de sua missão constitucional.
O Comandante do Southcom agradeceu a homenagem e destacou que a distinção representa a amizade e a parceria entre Estados Unidos e Brasil. “O progresso que nós obtivemos, trabalhando juntos, será o destaque da minha carreira militar. Não há nada mais importante do que as duas maiores democracias deste hemisfério permanecendo juntas para alcançar a segurança das futuras gerações”, pontuou o Almirante.
Durante o encerramento da cerimônia, o General Laerte destacou a importância da visita do Almirante Faller e de sua comitiva. “Expresso, nesse momento, o desejo que sua comitiva leve do Brasil o nosso profundo agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo Southcom em prol da operação militar. Somente trabalhando juntos podemos enfrentar os desafios globais de hoje e do futuro”, disse o General.
Fotos: Antônio Oliveira