Brasília, 14/10/2022 – Oficiais do Estado-Maior de Inteligência Militar, brasileiros e estrangeiros, e Policiais Militares foram capacitados, entre 4 e 14 de outubro, para atuar em Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
A especialização é uma das etapas previstas para o desempenho da função de Militar da Manutenção da Paz – Inteligência (Military Peacekeeping – Intelligence) e de Estágio de Proteção de Civis (Comprehensive Protection of Civilians Course/CPoC). As certificações ocorreram no Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COPazNav) e no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), ambos localizados no Rio de Janeiro.
Nas duas ocasiões, o representante da ONU do Serviço de Treinamento Integrado (ITS, sigla em inglês), Major Muhammad Shahjada Omar Habib, e do Ministério da Defesa, Capitão de Fragata André Cavalcanti da Silva Mello, estiveram presentes para validar o aprendizado dos militares das Forças Armadas e da Polícia.
Peacekeeping – Como parte do processo de certificação de cursos de centros de referência, o representante das Nações Unidas verificou o Curso Internacional para Oficiais de Inteligência em Operações de Paz, no COPazNav. Nessa atividade, que teve a duração aproximada de um mês (EAD e presencial), dez oficiais, dos quais três estrangeiros, foram preparados para exercer as atribuições de Peacekeeping em apoio às operações de manutenção da paz da ONU.
Os militares também adquiriram conhecimentos sobre o manual de inteligência militar da organização, dentre outras instruções. Posteriormente, o Major da ONU avaliou o Estágio de Proteção de Civis, no CCOPAB. No período de dez dias, 54 participantes das Forças Armadas brasileiras, Polícias Militares e militares estrangeiros de seis países receberam instruções teóricas e práticas, realizadas integralmente no idioma inglês. O objetivo foi prepará-los para exercerem funções relacionadas à sistemática de proteção de civis nas operações de manutenção da paz.
Atividades – Durante as visitas, os representantes da Organização das Nações Unidas e do MD verificaram a documentação de instrução e assistiram a diversas atividades, com vistas a constatar in loco o alinhamento das capacitações à arquitetura de treinamento das Nações Unidas.
O COPazNav e o CCOPAB preparam militares brasileiros e de nações amigas, bem como policiais militares, para as operações de paz da ONU, favorecendo os esforços da Pasta para contribuírem com a paz e segurança internacionais, por meio da disponibilização de recursos humanos cada vez mais comprometidos e capacitados.