Search
Close this search box.

LAAD Security – Mercedes-Benz apresenta linha 2012 do sedan E 500 blindado

· E 500 Guard, veículo com blindagem de fábrica, oferece toda a sofisticação, conforto e segurança da Classe E aliada à proteção da blindagem

· Motor V8 de 5,5 litros é novidade no novo modelo, que segue o conceito BlueEFFICIENCY da Mercedes-Benz, com mais potência e torque

· Estadistas, personalidades e empresários são clientes dos Mercedes-Benz Guard

· Blindagem feita durante a fabricação garante maior proteção e comportamento dinâmico equivalente aos modelos de série normais
 
A Mercedes-Benz é especializada no fornecimento de veículos blindados desde 1928, quando desenvolveu um automóvel com proteção especial baseado no modelo Nürburg 460. A Daimler-Benz foi, assim, a primeira empresa a produzir veículos equipados de fábrica com elementos protetores projetados para proporcionar proteção efetiva aos ocupantes contra ataques com armas de fogo e explosivos.
 
A marca apresenta a linha 2012 do Mercedes-Benz E 500 Guard, um sedan de alto luxo com cinco lugares, porta-malas com 540 litros e capacidade de carga total de 550 quilos.

Plenamente adequado para o uso diário e familiar, o E 500 Guard possui um novo motor V8 de 5,5 litros, que desenvolve 408 cv e permite atingir 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Devido aos pneus tipo run-flat, sua velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
 
A suspensão e os freios são adaptados para o peso adicional dos itens de proteção. O E 500 Guard é equipado de série com uma versão especial Nível II da suspensão pneumática AIRMATIC. Os sistemas de controle eletrônico e segurança que auxiliam o condutor em situações críticas foram adaptados para corresponder às diferenças de parâmetros em relação ao modelo standard.

O carro é equipado com rodas de  18 polegadas e pneus tipo run-flat, projetados para uma velocidade máxima de 240 km/h. Com os pneus esvaziados, o veículo continua capaz de rodar por até 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/h para permitir que seus ocupantes escapem da área de risco em caso de ataque.
 
Os modelos E Guard são equipados com alta proteção, nível VR4. Apesar do alto nível de proteção especial, as vantagens tradicionais do Classe E, relacionadas ao conforto, são totalmente preservadas. O carro mantém o generoso espaço, a acústica espacial, a proteção solar e as funções de iluminação e conforto.

As janelas laterais do motorista e passageiro da frente, com comando elétrico, podem ser abertas completamente. Vidros elétricos eficientes também são disponibilizados para a parte traseira. A lista de equipamentos inclui sistema de alarme de emergência, que faz os faróis piscarem e dispara um sinal sonoro ao toque de um botão em caso de ameaça. Um sistema especial permite a comunicação entre a célula de passageiros protegida e o ambiente externo. Além disso, o E 500 Guard também oferece os numerosos e inovadores sistemas de assistência normais da Classe E.
 
Proteção adicionada durante a fabricação
 
Todos os veículos blindados da Mercedes-Benz seguem o princípio da proteção integrada especial. Em lugar de instalar em um veículo pronto os elementos protetores nas portas, parede traseira, painéis laterais, forro do teto e parede de fogo, entre outros, eles são totalmente integrados à carroceria durante o processo de produção. Isto cria uma couraça blindada ao redor de todo o compartimento de passageiros.

Elementos estruturais da moldura do teto, as frestas das portas, a montagem dos espelhos retrovisores externos e outros componentes são incorporados a esse conceito de segurança.
 
O conceito de proteção integrada permite soluções detalhadas altamente efetivas e permite que os modelos Mercedes-Benz Guard ofereçam esse nível completo de proteção. Especialistas verificam que cada ponto fraco em potencial esteja completamente protegido: nas frestas das portas e nas juntas entre áreas metálicas e vidros, elementos superpostos impedem que projéteis penetrem o interior.

Os veículos Mercedes-Benz Guard proporcionam a seus ocupantes uma proteção sem pontos fracos em toda a sua volta. A alta proteção é combinada com a qualidade de construção característica da Mercedes-Benz, mesmo em pontos onde o acesso após a produção do carro seria impossível.
 
Outra vantagem da proteção integrada especial é que os elementos atuam como reforços na estrutura da carroceria, em vez de causarem tensões adicionais. O design integrado da Mercedes-Benz implica que quaisquer reforços na estrutura da carroceria necessários devido ao peso dos elementos protetores possam ser integrados desde o começo da fabricação. Esses reforços incluem os suportes da suspensão ou dobradiças das portas e molduras das janelas reforçadas, por exemplo.

As molduras das janelas seguram os vidros laterais especiais, revestidos internamente com uma resistente camada de policarbonato, enquanto as dobradiças têm que atuar em portas cujo peso pode chegar a mais de 150 quilos, devido ao equipamento de proteção especial. Apesar desse peso extra, elas trabalham suave e confiavelmente durante toda a vida útil do carro. O resultado é a extraordinária longevidade e a mesma qualidade excepcional em todos os sentidos que distingue os modelos de série da Mercedes-Benz.
 
O E 500 Guard apresenta o mesmo nível de conforto de rodagem e dirigibilidade superior de seu correspondente produzido em série. Além disso, componentes da suspensão e freios superdimensionados garantem que a dirigibilidade fique praticamente igual ao dos modelos de produção normal, garantindo assim ótima sensação ao dirigir para o motorista. O chassi também é projetado para prover o característico conforto de rodagem da Mercedes, apesar do peso adicional.
 
Graças à integração contínua dos elementos de proteção especiais, a qualidade da pintura e a proteção anticorrosão também atendem aos altos padrões da Mercedes-Benz. E todos os modelos Guard podem ser atendidos em qualquer oficina Mercedes-Benz em todo o mundo, além de terem cobertura de garantia total.
 
Combinação de materiais de alta tecnologia
 
Para uma proteção de alto nível, as células de passageiros dos veículos Mercedes-Benz Guard são revestidas por uma armadura de materiais de última geração, como combinações de vidro e plástico, aço especial de alta resistência ou compostos especiais de aço e plástico.
 
Os engenheiros da Mercedes-Benz usam aços especiais de alta liga e pesquisam continuamente novos materiais para determinar o nível ideal de proteção. Para isso, eles utilizam uma área de tiro equipada com sistemas de medição a laser. Este comprometimento em explorar o potencial de novos materiais e tecnologias fez da Mercedes-Benz a marca líder no campo do desenvolvimento da proteção especial a veículos – uma posição mantida por várias décadas. O objetivo é conciliar o maior nível de proteção com o menor peso possível.
 
Caracterizado por alto nível de segurança, o E 500 Guard satisfaz as exigências da classe de proteção VR4, que engloba desde armas portáteis como as comumente utilizadas na criminalidade urbana, até calibres equivalentes ao Magnum .44. Todo o espaço interno oferece proteção contra a passagem de projéteis, certificada conforme a norma VR4. A Mercedes-Benz vai além: para reproduzir condições reais de risco, são verificados não somente os ângulos de incidência de 45° e 90°, mas também ângulos arbitrários nas áreas de encaixe. O E 500 Guard também foi submetido com êxito a dois outros procedimentos de teste: o disparo triplo em triângulo e o Multi-hit. Isto permite garantir absolutamente que a célula de ocupantes do E 500 Guard é exatamente o que deve ser: um espaço de proteção.
 
Blindagem invisível do exterior
 
Por fora, quase não há diferença entre um sedã Mercedes-Benz Guard e seu equivalente de série normal. Isto porque, quando se pensa em proteção especial, a discrição é quase tão importante quanto a confiança e qualidade. Estadistas, diplomatas e dirigentes de empresas em todo o mundo apreciam circular sem serem reconhecidos em veículos que não salientem ainda mais seu status especial. Mesmo clientes que não costumam viver tanto sob os olhares do público consideram que a discrição é a melhor forma de proteção. Como os elementos de proteção nos veículos Mercedes-Benz Guard são integrados à carroceria, eles não apenas oferecem uma proteção extremamente efetiva como são discretos.
 
Avantgarde
 
A linha AVANTGARDE enfatiza o caráter dinâmico e esportivo. Um estilo que se reflete até no design das rodas. Assim como no modelo de série, o E-Guard pode receber um toque especial em seu visual. O inovador sistema de pintura da Mercedes-Benz proporciona brilho intenso e duradouro tanto na versão normal como na metálica. Com diversas possibilidades de acabamento em madeira nobre e couro, ela permite ao cliente expressar ainda mais a sua individualidade.
 
Proteção reforçada em caso de emergência
 
Basta o toque de um botão para ativar um sofisticado sistema de alarme a partir de qualquer um dos bancos. Imediatamente as portas são bloqueadas, os faróis, lanternas e luzes de pisca começam a pulsar intermitentemente e um sinal acústico é emitido. Um sistema de comunicação permite o contato com o exterior sem necessidade de abrir portas ou janelas. Outro detalhe é o dispositivo iluminado para abertura de emergência da tampa do porta-malas. Basta apenas um movimento e, mesmo com a tampa do porta-malas bloqueada por fora, ela se abre, permitindo a saída em uma emergência.
 
As portas do E 500 Guard são uma obra de arte em blindagem. Os vidros e mecanismos de abertura são integrados por meio de uma técnica especial. Nas portas da frente, podem ser abertos por inteiro e nas de trás, quase completamente.  Outra particularidade é a excepcional qualidade óptica dos vidros laminados com policarbonato. Além disso, é fornecido de série um sistema de aquecimento do vidro traseiro que proporciona melhor visibilidade em qualquer condição climática.
 
Desempenho complementa segurança
 
O E 500 Guard BlueEFFICIENCY conta com um motor de oito cilindros em V com potência de 408 cv e torque máximo de 600 Nm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O carro é equipado, de série, com o câmbio automático de sete marchas 7G-TRONIC PLUS, que permite ao condutor uma capacidade de resposta mais direta do automóvel em relação a alterações no pedal do acelerador.   
 
A versão especial também conta com direção direta de série, exigindo menos voltas do volante em manobras apertadas, como ao estacionar ou em curvas fechadas.
 
A suspensão pneumática AIRMATIC, também equipamento de série, conta com amortecedores adaptativos, adequando-se automaticamente às condições de carga, do piso e às características de condução do motorista. O condutor pode selecionar entre o modo conforto e o esportivo obtendo maior estabilidade e prazer ao dirigir.      
 
Pacote de Assistência à Condução: este pacote contém diferentes sistemas de assistência: ESP, BAS Plus e freios com o PRE-SAFE®, que aciona a frenagem parcial ou total no caso de uma colisão traseira iminente.
 
ATTENTION ASSIST:este sistema de detecção de sonolência, muito útil em longas viagens, emite avisos quando detecta sinais de cansaço ou desatenção no condutor. Sensores analisam o comportamento de condução, estabelecendo um perfil individual e conseguem reconhecer desvios do padrão previamente definido.
 
PARKTRONIC com assistente de estacionamento: o assistente de estacionamento auxilia o condutor a localizar vagas e estacionar o veículo. Com os dados fornecidos pelos sensores de ultrassom, o sistema identifica se uma vaga de estacionamento é suficientemente grande e fornece instruções precisas sobre o ângulo correto do volante e o momento em que deve ser esterçado.
 
Pacote de Faróis: recursos como os faróis de bi-xenon e faróis diurnos com LEDs asseguram a melhor iluminação. Na função de iluminação de curva ativa, os mesmos seguem os movimentos do volante, ampliando a iluminação de áreas relevantes em até 90%. Maior visibilidade noturna também é garantida pelo assistente de luz alta, que reduz automaticamente para a luz baixa e controla o alcance dos faróis de modo a não ofuscar os condutores de veículos à frente ou vindos em sentido contrário.
 
Câmera de Ré:A câmera de ré com lente grande angular capta a imagem da área diretamente atrás do veículo e a envia ao display central COMAND. Ela se liga automaticamente ao colocar a marcha à ré e confere mais segurança ao condutor durante o estacionamento.
 
As inovações tecnológicas do E 500 Guard também priorizam a interatividade, presente no volante multifuncional e no painel de instrumentos com tela colorida equipada com o COMAND Oline, sistema que apresenta informações do rádio, telefonia, DVD changer, além de navegação (GPS).

 
 

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter