Search
Close this search box.

Como a IA transforma a segurança preditiva na América Latina

Por Elton Borgonovo¹

Ao longo dos últimos anos, observamos gradualmente como a IA deixou de ser uma promessa futurística para se tornar uma realidade tangível em muitas frentes, incluindo a segurança. A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados, identificar padrões ocultos e gerar previsões com alto grau de precisão inaugura um novo capítulo nas cidades modernas: a era da segurança preditiva.

Imagine um sistema de segurança que, além de reagir ao crime, possa antecipá-lo. Um sistema capaz de analisar dados históricos criminais, informações em tempo real de sensores e câmeras de vigilância e até mesmo variáveis contextuais, como eventos de massa ou condições climáticas, para identificar padrões e prever onde e quando um crime tem mais probabilidade de ocorrer. Essa é a missão da IA aplicada à segurança das pessoas, e já é uma realidade em nossa região.

Em cidades como Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cidade do México, a IA é usada para otimizar a proteção em espaços públicos, detectar veículos suspeitos e alertar sobre multidões que podem gerar situações de risco. A polícia agora pode identificar com mais precisão áreas específicas que historicamente apresentaram altas taxas de criminalidade, implementando recursos de forma mais eficiente e prevenindo crimes ao agir antes que eles ocorram.

As soluções atuais integram o que há de mais moderno em tecnologia de IA, tanto na nuvem quanto nos próprios dispositivos. Câmeras inteligentes com recursos de computação de ponta e algoritmos avançados de deep learning permitem a detecção e classificação precisas de objetos, pessoas e veículos, diferenciando entre situações cotidianas e comportamentos suspeitos que podem indicar um crime em andamento ou prestes a ocorrer. Além disso, graças à IA integrada às câmeras, a busca por vídeo agiliza as buscas, reduzindo o tempo de investigação de dias para minutos.

Essas câmeras com IA realizam reconhecimento e comparações em tempo real com bancos de dados de pessoas de interesse, emitindo alertas instantâneos para as autoridades relevantes para a ocorrência. Esse recurso, combinado com uma plataforma de gerenciamento de vídeo, permite a automação de respostas e a criação de fluxos de trabalho inteligentes que otimizam a ação dos agentes de segurança, permitindo que eles tomem decisões mais rápidas e eficazes por meio de um ecossistema tecnológico.

Um exemplo concreto disso é a implementação da tecnologia em um grande porto marítimo na região da América Latina. Por meio de análise inteligente de vídeo, o sistema pode detectar automaticamente atividades suspeitas, como a entrada de pessoas não autorizadas em áreas restritas, vandalismo de veículos suspeitos, abandono de pacotes ou movimentos incomuns de contêineres, pessoas ou veículos, alertando a segurança do porto em tempo real sobre uma ameaça e, assim, antecipando e permitindo uma resposta imediata para evitar tráfico ilícito de mercadorias ou atos de sabotagem.

Dessa forma, a IA funciona como um assistente inteligente e um aliado estratégico que potencializa as capacidades humanas, que fornece informações críticas em tempo real e libera as equipes de tarefas repetitivas para que possam se concentrar na tomada de decisões estratégicas e na resposta a incidentes, com inúmeros benefícios na resposta imediata e na previsão de eventos, impactando diretamente no bem-estar das pessoas.

¹Elton Borgonovo, vice-presidente da Motorola Solutions para América Latina e Caribe

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter