A Divisão Espacial da Israel Aerospace Industries (IAI) lançou o Blue Sphere, uma estação terrestre para satélites baseada em nuvem, que aumenta significativamente as informações recebidas do satélite e permite que o satélite se comunique com a Terra a qualquer momento.
A configuração de uma estação terrestre virtual na nuvem aumenta a disponibilidade das informações vindas do satélite, reduzindo a dependência do "tempo de passagem do satélite" acima de uma estação terrestre específica. Em vez disso, o satélite é capaz de transmitir as informações coletadas para qualquer estação terrestre disponível em todo o mundo.
A partir daí, as informações são transferidas imediatamente para a nuvem, permitindo que os dados sejam extraídos sob demanda, cabendo à estação terrestre transferir ou retirar as informações imediatamente, sem depender de torres de recepção localizadas em diferentes estações ao redor do mundo.
O conceito único foi desenvolvido por engenheiros espaciais como parte de um programa acelerado no Centro de Inovação da IAI e em colaboração com o acelerador internacional Starburst, que é especializado em inovações nas áreas de aviação e espaço em alguns empreendimentos internos da IAI.
"A evolução das tecnologias de nuvem permitiu que os engenheiros espaciais da IAI desenvolvessem o Blue Sphere, que disponibiliza informações de satélite 24 horas por dia. O Blue Sphere se junta a outros desenvolvimentos inovadores de comando e controle que maximizam as capacidades dos satélites e o nível operacional de implantação de satélites", disse Shlomi Sudri, General Gerente da Divisão Espacial da IAI.
“Seguindo a prova de conceito, estamos atualmente trabalhando em uma versão avançada das estações terrestres e das estações virtuais de comando e controle para o benefício de nossos clientes globais.”
Amira Sharon, Ph.D., VP Executiva de Tecnologia e Inovação da IAI, disse: "A inovação é crítica para empresas como a IAI, que apresentam excelência tecnológica e humana. Este desenvolvimento de ponta é uma prova dos processos de desenvolvimento que ocorrem na IAI, formando os blocos de construção de suas tecnologias futuras.”