Bela Megale
Portal O Globo 27 Agosto 202 04:00
O Ministério da Justiça vai abrir um escritório em Washington voltado para compra de equipamentos de segurança pública, armas, munições, uniformes e veículos de transporte. O plano inicial é tocar um projeto piloto em que os integrantes designados pelo governo irão para os Estados Unidos em uma missão temporária. A portaria que vai viabilizar o escritório está em trâmite final.
A pasta da Justiça cogitou ter um escritório fixo nos EUA e chegou a colocar uma portaria no papel com esse formato, mas o ministro André Mendonça optou por fazer um teste antes de criar uma estrutura definitiva. O projeto é uma demanda antiga da Polícia Federal, que acredita que pode ter uma economia de mais de 40% em relação às aquisições feitas hoje no Brasil.
O escritório temporário contará com representantes da PF, do Ministério da Justiça e também de Polícia Rodoviária Federal, outra parceira no projeto.
Além de comprar materiais de segurança para esses órgãos, o ministério fará aquisições para forças policiais dos estados. Entre os principais argumentos a favor do escritório está a possibilidade de maior oferta de produtos e economia de dinheiro público, ao eliminar intermediários que vendem esses equipamentos para o Brasil. O escritório também vai prospectar cursos de capacitação no exterior para brasileiros, com foco na área de segurança.
Matérias Relacionadas Mal-Estar, Mal-Estar ou Fim da Base Industrial de Defesa e Segurança ABIMDE – Nota de Repúdio 27 AGO 2020 A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança emite Nota de Repúdio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública Bolsonaro quer comprar armas nos EUA e sela mal-estar com indústria nacional Ministério da Justiça planeja aquisições fora do alcance da Lei de Licitações e do TCU Governo Bolsonaro vai montar base nos EUA para comprar armas, munições e equipamentos de segurança Taurus – Ações do Exército e MJSP aceleram decisão da empresa rumo ao exterior s |