A Fundação Ezute teve neste mês de julho novos produtos credenciados pelo Ministério da Defesa do Brasil (MD) como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e Produtos de Defesa (PRODE).
Os Produtos Estratégicos de Defesa são bens ou serviços que podem contribuir para a consecução de objetivos relacionados à segurança ou à defesa do país e que pelo conteúdo tecnológico, pela dificuldade de obtenção ou pela imprescindibilidade são considerados de interesse estratégico para a defesa nacional.
Já os Produtos de Defesa correspondem a todo bem, serviço, obra ou informação, inclusive armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo utilizados nas atividades de defesa.
Para o Diretor de Mercado Defesa & Espacial da Fundação Ezute, Carlos Eduardo de Almeida Jr., os credenciamentos confirmam o histórico de contribuição e a capacidade da Ezute em seguir apoiando as Forças Armadas em suas missões, sobretudo com a prestação de serviços intensivos em conhecimento de caráter estratégico.
“Ficamos muito contentes com a notícia do credenciamento dos novos PED e PRODE pela Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), do Ministério da Defesa. Este processo é fundamentado no reconhecimento por parte do usuário final que está na ponta da linha, ou seja, um reconhecimento pautado na aplicação e no valor estratégico dos serviços prestados pela Fundação Ezute, estruturados em formato de produtos.”
A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos, 100% nacional, cuja missão é contribuir para transformação das organizações brasileiras, especialmente as públicas, melhorando sua efetividade.
Com um portfólio de soluções inovadoras em tecnologia e gestão, a instituição contribui para a transformação das organizações e para desenvolvimento econômico, a soberania e a autonomia tecnológica do Brasil.
Sobre os produtos
Dentre os novos produtos classificados como PED, está o Planejamento da Avaliação Operacional de Meios Navais, cuja aplicação acontece no trabalho realizado pela Ezute para a Marinha do Brasil, no Submarino Classe Riachuelo.
Esse trabalho consiste em todo o conjunto de elementos de planejamento para a avaliação de um meio naval adquirido ou construído, incluindo a análise das tarefas, ameaças e cenários; estudos e descrição dos sistemas; a determinação de indicadores de desempenho; os recursos necessários; a descrição dos experimentos e o planejamento das análises.
Por meio da Avaliação Operacional são fornecidos subsídios ou elementos de informação que possam auxiliar no processo de tomada de decisões quanto à obtenção, ao emprego, ao apoio logístico e às modificações do sistema avaliado.
O outro produto da Fundação classificado como estratégico é a Biblioteca Digital para Gestão do Conhecimento do Ciclo de Vida de Produtos de Defesa.
Trata-se do levantamento, organização, armazenamento de dados e mapeamento de conteúdo a ser gerenciado sob a ótica do conhecimento, visando identificar lacunas e fundamentar a estruturação para contribuir com a tomada de decisão ao longo do Ciclo de Vida dos programas e projetos em que é utilizado.
Na categoria PRODE o novo produto é o Treinamento e Capacitação em Engenharia de Sistemas e Gerenciamento de Projetos aplicado a Defesa.
O treinamento refere-se à capacitação de pessoal que concebe, especifica, projeta, realiza, gerencia ou controla o desenvolvimento de sistemas de defesa. A execução desse serviço envolve identificar as necessidades do público-alvo e oferecer técnicas de ensino que tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, incluindo a discussão de cases reais do portfólio de projetos da Fundação Ezute.
“Cada um destes produtos recém-credenciados simboliza, ao mesmo tempo, o fechamento de um ciclo de aplicação de conhecimentos e de observação de resultados obtidos; bem como a prontidão para a reaplicação, reuso ou ainda adaptação dos PED e PRODE em outras demandas com necessidades similares”.
Empresa Estratégica de Defesa
A Fundação Ezute é uma organização certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), de acordo com as normas estabelecidas pela Lei nº 12.598/2012.
E, além dos mais recentes produtos categorizados como Estratégicos de Defesa, a organização conta com outros produtos já reconhecidos como sendo essenciais para a Defesa do País.
São eles Concepção de Sistemas para Programas Estratégicos de Defesa, empregado no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) da Marinha; a Gestão de Engenharia de Sistemas para Desenvolvimento de Armas Inteligentes, usado no projeto MAN-SUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície) da MB; e o Conhecimento para Montagem de Plataforma de Manutenção do Sistema de Combate de Submarino, desenvolvido no Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
Para acessar o catálogo completo de Produtos do Ministério da Defesa, clique aqui