O Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE (CSTA) tem o prazer de comunicar que estará à frente da organização e realização da edição de 2014 do FSTM – Fórum de Simulação e Treinamento Militar.
O FSTM é um evento anual que congrega, de um lado, as empresas de simulação e treinamento do setor de defesa e, de outro, representantes das três Forças Armadas brasileiras. Nos três anos anteriores, foi sediado pelo Exército Brasileiro em seu Quartel General em Brasília e contou com dois foros paralelos: um técnico, representado por um circuito de palestras onde as Forças Armadas, as empresas e os institutos de ciência e tecnologia expunham tecnicamente as demandas e ofertas de soluções de defesa uns ao outros; e um comercial, onde as empresas, munidas de estandes particulares, tinham a oportunidade de apresentar individualmente suas soluções aos seus participantes.
Essa dualidade de foros, conjugada ao escasso tempo de seus participantes para aproveitar integralmente o evento, tinha como corolário o sub- aproveitamento do que o Fórum tem a oferecer, o que significa dizer que apenas uma pequena parcela dos participantes dispunha do tempo e da capacidade física de estar presente em ambos os foros coordenadamente.
Visando não privar militares, empresários, professores e pesquisadores da plenitude dos benefícios e oportunidades propiciados pelo evento, o CSTA , ouvindo as três Forças Armadas, aceitou a partir da edição 2014, assumir a coordenação do evento dividindo-o em duas fases distintas: uma com foco comercial e outra com foco técnico.
O comercial passa assim a ocorrer em conjunto com o evento BID Brasil, na amostra anual organizada pela Associação Brasileira de Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) e Agência Promotora de Exportações e Investimentos APEX BRASIL e com o apoio do Ministério da Defesa.
Já o evento técnico deixa de ser hospedado exclusivamente pelo Exército Brasileiro, tornando-se itinerante entre cada uma das três forças. A ideia por trás dessa rotação é trazer a cada edição uma temática com dedicação maior às demandas da Força Armada anfitriã daquela edição, criando um foro mais privilegiado para troca de ideias e soluções técnicas para demandas concretas.
O FSTM deverá ser realizado nas dependências do DCTA- São José dos Campos no período de 30/09, 1 e 2/10, com a seguinte agenda temática preliminar, conforme disponibilidade dos palestrantes:
Para uma melhor avaliação do quilate deste evento, estamos convidando:
Ø Empresas membros do CSTA (40),
Ø Unidades usuárias de dispositivos de simulação e treinamento das Forças Armadas, a saber:
MD
Depto. de Ciência e Tecnologia do MD
SEPROD
Marinha do Brasil
· IPqM
· CIASC
· CIAAN
· Escola Naval
· CIAMA
· COMENCH
· DENSM
· DAERM
· CASNAV
Exército do Brasil
· Estado-Maior do Exército – Centro de Doutrina.
· Comando de Operações Terrestres – Divisão de Simulação de Combate.
· Departamento de Ensino e Cultura do Exército -DECEX
· Comando da 3ª Divisão de Exército – CAS-PC e CAA-Sul.
· Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.
· Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais- ESAO;
· Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME;
· Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.
· Centro de Instrução de Blindados – CI Bld.
· Centro de Instrução de Aviação do Exército – CI Av Ex.
· Centro de Instrução de Operações Especiais.
· Centro de Avaliação do Adestramento do Exército – CAADEx.
· Centro Conjunto Operação de Paz do Brasil – CCOPaB.
FAB
· COMGAP /DTI- CCASJ
· COMGAR /COMAR I, II, III, IV,V,VI EVII
· COPAC
· DCTA
· DECEA
· DEPENS
Ø Institutos de Ciência e Tecnologia:
· ITA
· USP
· PUC-RJ
· UESC
Bem como ilustres autoridades das Forças Armadas.
O CSTA tem a convicção de que se trata de uma oportunidade ímpar para amplificar o elo entre a indústria local, Institutos de Ciência e Tecnologia e as Forças Armadas, ampliando os conhecimentos de especialistas em simulação e treinamento, na troca de experiências técnicas e, acima de tudo, para conceber, de maneira colaborativa, eficiente e inteligente, maneiras de cobrir as lacunas entre o que as Forças Armadas demandam e o que o mercado e nossos centros de pesquisa tem a oferecer.