A Lockheed Martin e a ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries, completaram com sucesso uma demonstração de seu radar para o programa do sistema LTAMDS Sense Off de camada inferior do ar e defesa antimíssil do Exército norte-americano.
A demonstração foi feita durante um evento Sense Off em White Sands Missile Range, Novo México. O produto ELTA utilizado no evento foi o aclamado radar multimissão ELM-2084.
Com comprovada eficiência operacional e de combate, esse radar multimissão (MMR) proporciona recursos de defesa aérea a clientes ao redor do globo, além de operar nos sistemas de armamento Iron Dome e David's Sling e nos sistemas Barak baseados em terra da IAI.
O Exército norte-americano busca ativamente o sistema Iron Dome que inclui o sistema MMR da ELTA. Durante o período de duas semanas da demonstração, as equipes da Lockheed Martin e ELTA completaram uma série de exercícios de defesa aérea e antimíssil para exibir sua solução de radar e mostrar como ela atende aos requisitos do Exército para o sistema LTAMDS ao mesmo tempo em que oferece estratégias adicionais de mobilização para missões no ar e de defesa antimíssil.
A solução de radar proposta incorpora uma combinação equilibrada de produção madura de tecnologia de radar com uma arquitetura escalonável de próxima geração desenvolvida para evoluir à medida que a missão se modifica.
A Lockheed Martin e a ELTA Systems preencheram os requisitos do Exército norte-americano em um prazo apertado. Na posição de líderes em sistemas de radar baseados em terra, a Lockheed Martin e a ELTA produziram vários radares de varredura eletrônica ativa (AESA).
A Lockheed Martin já desenvolveu radares operacionais táticos com tecnologia utilizando nitreto de gálio (GaN), a começar pela entrega de um sistema de radar polivalente TPS-77 para a Letônia em 2018. A empresa também firmou contrato para incorporar o GaN no sistema Q-53 do Exército.
O radar multimissão MMR da ELTA é um sistema de radar AESA 3-D com feixes múltiplos e tecnologia GaN que detecta e rastreia tanto aeronaves como alvos balísticos, ao mesmo tempo em que provê orientação para controle de fogo a interceptações de míssil ou defesa aérea de artilharia.
“O programa LTAMDS requer tecnologia madura concebida especificamente para lidar com a ameaça, tecnologia esta que a Lockheed Martin e a ELTA fornecem ao programa. Estamos demonstrando e propondo uma abordagem inovadora”, disse Rob Smith, vice-presidente e gerente geral de Sistemas de Radar e Sensores da Lockheed Martin.
“Vamos alavancar uma tecnologia pronta para produção e de comprovada eficiência em campo, permitindo-nos atender aos requisitos do Exército rapidamente e fornecer sistemas qualificados dentro de 24 meses após a concessão do contrato”.
Smith observou: “Temos um histórico comprovado de bom desempenho em programas, como no caso do sistema de radar Q-53, em que tanto a capacidade de recursos quanto o cronograma são extremamente importantes”.
Yoav Turgeman, vice-presidente da IAI VP e CEO da ELTA, declarou que “a ELTA está colaborando na mais avançada e madura solução para o LTAMDS com alguns dos maiores líderes do mercado, compartilhando nosso know-how e tecnologia acumulada pela ELTA ao longo de décadas de operações aeroespaciais e de defesa.
O MMR é um de nossos produtos de maior sucesso, com mais de 100 sistemas fornecidos ao redor do mundo. Acreditamos que essa cooperação com a Lockheed Martin pode prover uma solução confiável ao Exército. Trata-se de um sistema operacional posto à prova diariamente para lidar com ameaças sem precedentes”.